Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

Parceria público-privado lança unidade móvel para sensibilização comunitária na província do Niassa

© UNICEF Moçambique/E.Machiana
O técnico de campo da SAN/JFS, Jacinto Chicuava, formado no âmbito do projecto como educador de pares, apresenta uma sessão de demonstração sobre higiene e prevenção de doenças a líderes comunitários da província do Niassa.

Cuamba, província do Niassa, 13 de Novembro de 2009 – Uma unidade móvel multimedia foi hoje inaugurada no município de Cuamba, com vista a promover atitudes saudáveis, envolvendo as comunidades em debates interactivos e providenciando informações pertinentes sobre o HIV e SIDA, saúde, educação e protecção da criança nas comunidades remotas da província do Niassa.

A unidade móvel consiste de um carro concedido pela Sociedade Algodoeira do Niassa/João Ferreira dos Santos (SAN/JFS), equipado com sistema informático de projecção de videos e de amplificação sonora fornecido pela Associação dos Empresários contra o HIV e SIDA, Tuberculose e Malária (EcoSIDA) e pelo Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS).

Activistas locais foram formados pela EcoSIDA para operar o equipamento e servir de educadores de pares junto das comunidades, tendo uma variedade de vídeos, folhetos e outros materiais de Informação, Educação e Comunicação para o arranque do projecto sido conjuntamente fornecidos pela EcoSIDA, CNCS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O uso de unidades móveis multimédia em vários outros pontos do país, tem provado ser um poderoso e eficiente meio para alcançar comunidades remotas, com níveis baixos de escolarização e de acesso a meios de comunicação audiovisuais, ajudando-as a adquirir mais conhecimentos, a promover o diálogo e a procurar soluções para o seu próprio desenvolvimento.

O lançamento, em Cuamba, deste modelo intervenção junto das comunidades resulta de uma parceria público-privada estabelecida em Junho deste ano entre a SAN/JFS, a EcoSIDA, o CNCS e o UNICEF, no seguimento de uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF com vista a envolver cada vez mais o sector privado em programas de desenvolvimento que beneficiem a mulher e a criança no país.

© UNICEF Moçambique/ E.Machiana
Parte do equipamento a ser usado pela unidade móvel multimedia é mostrada para apreciação dos líderes comunitários de vários distritos da província do Niassa.

A província do Niassa foi escolhida para este projecto piloto de parceria por possuir uma vasta rede de cerca de 100 mil produtores de algodão, que vendem directamente à Sociedade Algodoeira do Niassa/ João Ferreira dos Santos (SAN/JFS), que se disponibilizou em fazer uso dos seus recursos, meios operativos no terreno e canais de contacto directo com as comunidades para a implementação desta iniciativa.

A sessão inaugural de demonstração do funcionamento da unidade móvel teve lugar durante o Segundo Encontro Provincial do Algodão do Niassa e celebrações do Dia do Algodão. Participaram no evento representantes do Governo da Província, do sector da agricultura, autoridades distritais e municipais de Cuamba, líderes comunitários da província do Niassa e os vários parceiros desta iniciativa, que tiveram a oportunidade de testemunhar de perto o potencial impacto que esta intervenção virá a ter na sensibilização das comunidades, em particular mulheres e crianças.

A unidade móvel deverá, numa fase inicial, funcionar durante um ano. Os bons resultados que se esperam deste projecto poderão, no entanto, determinar que este modelo de parcerias público-privado seja expandido e replicado em outras zonas do país.

Para mais informações queira contactar:

Manuel Delgado, Director Geral, SAN/JFS, Cel: 827375621 e 84389247; email: manuel.delgado@jfs.co.mz

Cornelio Balane, Director Executivo, EcoSIDA, Tel: 21327202, Cel: 823007652, email: cornelio.balane@ecosida.org.mz
 
Rafael Lourenço Chande, Director do Núcleo Provincial de Combate ao SIDA do Niassa, Cel:829968518, email: raloucha50@yahoo.com.br

Emídio Machiana, Oficial de Comunicação, UNICEF Moçambique, Tel: (+258) 21 481 180;
Cel: (+258) 82 030 5100; email: emachiana@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children