Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

Segunda Ronda da Semana Nacional de Saúde da Criança

Cartaz da Semana Nacional da Saúde da Criança a ter lugar de 17 a 21 de Novembro de 2009.

Maputo, Novembro de 2009 – Irá decorrer em todo o país, de 17 a 21 de Novembro de 2009, a segunda ronda da “Semana Nacional de Saúde da Criança”. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Moçambique com vista a intensificar a oferta de serviços e cuidados de saúde a todas as crianças menores de 5 anos de idade.

O objectivo desta iniciativa é acelerar, à escala nacional, os progressos na redução da mortalidade neonatal e infantil, e promover a saúde da família em Moçambique através de intervenções integradas, contribuindo para o alcance das metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODMs).

Como resultado desta intervenção, espera-se que cerca de 3.5 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o país sejam abrangidas pela suplementação com vitamina A, mais de 3.1 milhões sejam desparasitadas, e todas crianças elegíveis sejam vacinadas.

Durante a primeira ronda realizada de 18 a 22de Maio do corrente ano, mais de 3.6 milhões de crianças foram suplementadas com vitamina A, mais de 2.8 milhões de crianças foram desparasitadas e mais de 3.5 milhões de crianças foram abrangidas pela triagem nutricional.

As duas rondas da “Semana Nacional de Saúde da Criança” de 2009 seguem-se às outras duas rondas que tiveram lugar com muito sucesso em 2008.

A Semana Nacional de Saúde traz  bons resultados complementando os serviços implementados nas unidades sanitárias de forma rotineira.

Neste âmbito, as autoridades de saúde, em colaboração com os seus parceiros, estão a acelerar as e intensificar as intervenções visando fazer chegar estes serviços básicos de saúde e nutrição à todas as crianças, quer nas unidades de saúde fixas, quer através da acção das brigadas móveis no seio das comunidades.

Esta iniciativa conta com o apoio técnico e financeiro da organização não governamental Helen Keller International (HKI) e do UNICEF.

Além disso, mais de metade dos custos operacionais desta segunda ronda beneficiam do apoio do Fundo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (MDG-F).

Porquê a “Semana Nacional de Saúde da Criança”?

De um modo geral, a cobertura de vacinação através dos serviços de rotina da saúde a nível geral tem aumentado nos últimos anos, tornando evidente que as acções levadas a cabo durante as Semanas Nacionais de Saúde da Criança ajudam ainda mais a obter melhores resultados.

Por exemplo, o relatório do MICS (Inquérito de Indicadores Múltiplos), recentemente divulgado no País, demonstrou que:

  • 64% das crianças receberam vacina contra o sarampo, o que está em linha com a média dos países da África Sub-Sahariana;
  • perto da metade (48%) das crianças menores de um ano foram vacinadas contra as principais doenças preveníveis;
  • a taxa de imunização contra a pólio foi aquela que mais aumentou, passando de 55% em 1997 para 70% em 2008;
  • foram alcançados progressos na suplementação da vitamina A, pois 72% de crianças dos 6-59 meses receberam a vitamina A nos seis meses que antecederam o inquérito contra 50% registado em 2003.

Para mais informação queira contactar:

Arménia Mucavele, Ministério da Saúde
Tel: 258-824521190  email: armeniamucas@yahoo.com.br

Maurício Pene, Helen Keller International
Tel: 258-21-486312/ 258-823054380; email: mpene@hki.org

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique
Tel: 258-823165390, email: gpereira@unicef.org

 

 

 
Search:

 Email this article

unite for children