Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

De 31 de Março a 4 de Abril: Semana Nacional de Saúde da Criança

Maputo, 28 de Março de 2008 –  Irá decorrer em todo o país, de 31 de Março a 4 de Abril de 2008, a “Semana Nacional de Saúde da Criança”. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Moçambique que irá intensificar a oferta de serviços e cuidados de saúde a todas as crianças com menos de 5 anos de idade. Nesta primeira fase será administrada suplementação com vitamina A, desparasitação, triagem nutricional e vacinação de rotina. A suplementação com iodo está também prevista, mas somente para as províncias do Niassa, Nampula, Zambézia e Tete.

O objectivo desta iniciativa é acelerar, à escala nacional, os progressos na redução da mortalidade materna, neonatal e infantil, e promover a saúde da família em Moçambique através de intervenções multissectoriais, contribuindo para o alcance das metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.   

Espera-se com esta iniciativa administrar uma dose adicional de Vitamina A e alcançar com triagem nutricional mais de 3 milhões e 400 mil crianças dos 6 aos 59 meses, e desparasitar mais de 2 milhões e 700 mil crianças.

Porquê a “Semana Nacional de Saúde da Criança”?

Os dados mais recentes disponíveis sobre deficiência em vitamina A indicam que 69 por cento das crianças menores de 5 anos estão afectadas no país, com impacto tremendo na morbilidade e mortalidade das crianças e mulheres. A deficiência de vitamina A reduz o crescimento, a visão, diminui a resistência à infecção pelo vírus do sarampo, diarreias e infecções respiratórias agudas, resultando num aumento das taxas de mortalidade na infância. No entanto, a cobertura da suplementação de rotina é ainda muito baixa.

A desnutrição está associada com a metade de todos os mortes infantis e a desnutrição aguda grave é uma causa significativa de mortes em crianças. A triagem nutricional na “Semana Nacional de Saúde da Criança” pretende identificar as crianças com desnutrição aguda e encaminha-las para a unidade sanitária mais próxima com serviços de reabilitação nutricional.

Por outro lado, apesar de comprovado que a desparasitação melhora a sobrevivência da criança, esta intervenção não é ainda implementada na maior parte das unidades sanitárias de forma rotineira.

Neste âmbito, as autoridades de saúde, em colaboração com os seus parceiros, estão a acelerar as intervenções visando fazer chegar estes serviços básicos de saúde a todas as crianças, quer nas unidades de saúde fixas, quer através da acção das brigadas móveis no seio das comunidades. 

A “Semana Nacional de Saúde da Criança” a ter lugar de 31 de Março a 4 de Abril é a primeira das três rondas agendadas para este ano, devendo as restantes incluir a vacinação contra o sarampo e pólio, e distribuição de redes mosquiteiras a crianças menores de 5 anos.

Para mais informação queira contactar:

Arménia Mucavele, Ministério da Saúde
Tel: 258-824521190  email: armeniamucas@yahoo.com.br

Maurício Pene, Helen Keller International,
Tel: 258-21-486312/ 258-823054380; email: mpene@hki.org

Glória Moreira, OMS Maputo
Tel: 258-823131480, email: moreirag@mz.afro.who.int
 
Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique
Tel: 258-823165390, email: gpereira@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children