Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

Maria da Luz Guebuza Visita Projectos na Área do HIV e SIDA na Província de Gaza

Maputo, 27 de Setembro de 2007 – A Primeira Dama Maria da Luz Guebuza, visita Xai-Xai e Chókwè nos dias 27 e 28 de Setembro corrente, para tomar contacto directo com as actividades de resposta ao HIV e SIDA, como parte da Campanha Juntos pelas Crianças. Juntos Contra o SIDA, de que é Patrona  em Moçambique.

Nesta deslocação, a Primeira Dama é acompanhada pelo Coordenador Residente das Nações Unidas em Moçambique, Ndolamb Ngokwey, pela Representante do UNICEF em Moçambique, Leila Pakkala, e pelo Coordenador do ONUSIDA em Moçambique, Maurício Cysne.

 “Os programas que iremos visitar visam responder aos desafios que o País enfrenta nas quatro áreas prioritárias da Campanha e que fazem um impacto diferente na vida das crianças afectadas pelo SIDA”, disse o Coordenador Residente das Nações Unidas Ndolamb Ngokwey.

A Campanha Juntos pelas Crianças. Juntos Contra o SIDA foi lançada em 2005 pelo Governo e seus vários parceiros incluindo as Nações Unidas. É uma campanha de cinco anos que tem por finalidade colocar as crianças no centro da resposta nacional ao HIV e SIDA com foco em quatro áreas de resultados, conhecidos como os “Quatro Ps”:

  • Prevenir a transmissão vertical do HIV e SIDA de mãe para filho

  • Providenciar tratamento pediátrico às crianças infectadas pelo HIV e SIDA

  • Prevenir a infecção pelo HIV entre adolescentes e jovens

  • Proteger e apoiar as crianças afectadas pelo HIV e SIDA.

A campanha é um urgente apelo à acção com vista a consciencializar para o devastador impacto da pandemia sobre as crianças e expandir todos os programas de prevenção, tratamento, prestação de cuidados e apoio à crianças.

“A Primeira Dama é uma activa advogada da causa das crianças no País e no Mundo e, desde o início da Campanha, o seu engajamento e labor tem permitido a sensibilização dos fazedores de políticas, das famílias e comunidades sobre o impacto da pandemia do SIDA nas crianças”, disse Leila Pakkala, Representante do UNICEF.

Em Xai-Xai, a Primeira Dama visitará o Hospital de Dia Pediátrico para verificar in loco os progressos no tratamento pediátrico contra o SIDA e serviços de nutrição para crianças seropositvas, enquanto no Centro de Saúde de Xai-Xai tomará contacto com as actividades de prevenção de transmissão vertical do HIV de mãe para filho. Além disso participará em actividades da Rádio Comunitária de prevenção do HIV e SIDA entre adolescentes e jovens.

No Chókwè, a Primeira Dama irá visitar famílias vulneráveis e um centro de reabilitação infantil que contam com apoio de Organizações Não-Governamentais locais.

Desde o lançamento da campanha, significativo progresso tem sido feito nessas áreas prioritárias, como resultado do trabalho conjunto dos parceiros, por exemplo:

Prevenção de transmissão vertical de mãe para filho (PTV)

Nos finais de Junho de 2007, foram estabelecidos no País, 350 centros de prevenção de transmissão vertical de mãe para filho, contra 220 existentes em finais de 2006.

Tratamento pediátrico

Nos finais de Junho de 2007, cerca de 65.296 pessoas incluindo 4.826 crianças menores de 15 anos recebiam tratamento antiretroviral contra apenas 2.330 crianças em Junho de 2006.

Prevenção entre adolescentes e Jovens

No início deste ano, o programa de consciencialização nas escolas foi expandido para cobrir 10 províncias, além da cidade de Maputo e, até o mês de Junho, registava-se a participação de 305.438 crianças em 717 escolas, dais quais 49 por cento são meninas, contra 45 por cento em 2006, a maioria das quais entre os 10-14 anos de idade (Janela da Esperança).

Apoio e Protecção para Crianças afectadas pelo HIV/AIDS

No final de 2006, cerca de 60.000 crianças beneficiaram de pelo menos três serviços básicos, e 100.000 crianças foram apoiadas com a sustentação psicossocial através de visitas domiciliárias e, até o mês de Junho deste ano, mais 45.000 crianças beneficiaram com pelo menos três serviços básicos e 10.000 crianças particularmente vulneráveis foram identificadas para receber um pacote básico dos materiais. O pacote inclui artigos da casa, produtos da higiene, kits de purificação de água, uniformes escolares, kits escolares e redes mosquiteiras.

Moçambique foi dos primeiros países a advogar a iniciativa global Juntos pelas Crianças. Juntos Contra o SIDA, sob o alto patrocínio da Primeira Dama e um dos principais resultados é o aumento de políticas, advocacia e apoio a nível técnico para aumentar a escala da resposta nacional para as crianças infectadas e afectadas pelo HIV e SIDA.

Para mais informação queira contactar:

Luís Zaqueu, Comunicação, Escritório do Coordenador Residente das Nações Unidas,
Maputo, Tel: (+258) 82 308 2470, Email: luis.zaqueu@undp.org

Gabriel Pereira, Comunicação, UNICEF Maputo: Tel (+258)82-316 5390; Email: gpereira@unicef.org

Para mais informação sobre a Campanha visite a página:

http://www.unicef.org/mozambique/pt/hiv_aids_3184.html

 

 
Search:

 Email this article

unite for children