Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

Lançada versão actualizada da base de dados nacional sobre estatísticas sociais, demográficas e económicas de Moçambique

Maputo, 22 de Maio de 2007- O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou hoje a quarta versão do ESDEM,  a base de dados digital contendo a mais actualizada informação estatística de Moçambique a nível social, demográfico e económico.

O ESDEM, que está disponível em CD-ROM, é um software prático de utilidade para os fazedores de políticas, jornalistas, activistas da sociedade civil, pesquisadores, especialistas em desenvolvimento humano, estudantes e público em geral.

Como fonte de informação, o ESDEM permite aceder à uma ampla variedade de dados provenientes dos inquéritos aos agregados familiares, sistemas de informação sectorial de rotina e informação sobre saúde, água e saneamento, governação, ciência, tecnologia, comunicação, educação, economia, HIV/SIDA, meio ambiente, população, e outros.

Esta base de dados foi desenvolvida com o apoio do UNICEF, com base num software mundialmente promovido pelas Nações Unidas para facilitar o acesso a dados socio-económicos em todos os estados membros. A primeira versão do ESDEM foi lançado no país em 2002, desde então esta base de dados tem sido actualizada com informação recente proveniente de várias fontes como os inquéritos e dados oficiais de diferentes instituições

A apresentação desta informação em forma digital e interactiva tem múltiplas vantagens para o usuário, permitindo compilar num único sistema toda a informação sobre o desenvolvimento humano a nível nacional, aceder instantaneamente aos dados, organizar e partilhar os dados por indicadores, períodos de tempo e áreas geográficas, monitorar os progressos, analisar as tendências e reproduzir rapidamente as correspondentes tabelas, gráficos e mapas.

O ESDEM é um instrumento chave de informação na planificação, programação e desenvolvimento político, económico e social a nível nacional, que permite monitorar o progresso do desenvolvimento humano face aos compromissos nacionais e internacionais tais como o Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA) e os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio.

Para facilitar o uso e promover a difusão deste software pelas várias instituições nacionais, estão previstas uma série de actividades de formação nos vários pontos do país,.

A cerimónia de lançamento oficial da quarta versão do ESDEM teve lugar em Maputo e contou com a participação do Presidente do Instituto Nacional de Estatística, João Dias Loureiro, e do Representante Residente das Nações Unidas, Ndolamb Ngokwey.

Para mais informação, queira contactar:

Laura Duarte Gomes, Instituto Nacional de Estatística, Maputo: Tel (+258) 21 490926; Email: laura.duarte@ine.gov.mz

Thierry Delvigne-Jean, Comunicação, UNICEF Maputo: Tel (+258) 21 481121; Email: tdelvignejean@unicef.org

Luís Zaqueu, Comunicação, Escritório do Coordenador Residente das Nações Unidas,
Maputo, Tel: (+258) 823082470, Email: luis.zaqueu@undp.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children