Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

Lançado em Maputo Centro de Informação para o Desenvolvimento

Maputo, 11 de Maio de 2007 – Numa parceria entre o Governo de Moçambique, representado pelo Ministério da Educação e Cultura, as Nações Unidas e o Banco Mundial, abre portas na quarta-feira, dia 16, o Centro de Informação para o Desenvolvimento, nas instalações da Biblioteca Nacional de Moçambique, em Maputo.

Concebido para atender dentre outros segmentos da população as necessidades expectativas de pesquisadores, docentes, estudantes, funcionários do sector público e privado, o Centro de Informação para o Desenvolvimento tem os seguintes objectivos:

  • Expandir o acesso à informação e ao conhecimento;
  • Promover o debate de ideias;
  • Promover a partilha e a transmissão de conhecimentos sobre questões de desenvolvimento entre os Moçambicanos.

Com a entrada em funcionamento desta unidade de informação, o público terá acesso à relatórios, estudos, pesquisas, dentre outros materiais informativos produzidos pelas Nações Unidas, pelo Banco Mundial assim como por instituições do Governo.

A cerimónia de abertura será dirigida por Sua Excelência o Ministro da Educação e Cultura, Aires Aly. Entre os convidados contam-se os representantes das Nações Unidas, Ndolamb Ngokwey, do Banco Mundial, Michael Baxter, entre altos funcionários do Governo, membros do Corpo Diplomático, Reitores das Universidades, representantes das organizações da sociedade civil, incluindo Imprensa.

O Centro de Informação foi objecto de um memorando assinado entre o Ministério da Educação e Cultura, o Banco Mundial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Além da disponibilização dos materiais, o memorando de entendimento prevê que os parceiros do Ministério de Educação e Cultura prestem assistência técnica à Biblioteca Nacional de Moçambique por um período de três anos. A capacitação institucional inclui formação de pessoal em províncias ainda por seleccionar.

Assinado em finais de 2006, o memorando de entendimento prevê no entanto, novas adesões. O Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA) foi a primeira instituição a tirar partido desta opção, com a sua recente adesão à iniciativa.

Para mais informação, é favor contactar

Nelson Xavier
Oficial de Comunicação
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Tel : (+258) 21 481 438, Cel 82 3140600
E-mail : nelson.xavier@undp.org

Luis Zaqueu
Oficial de Comunicação
Gabinete do Coordenador Residente das Nações Unidas
Tel : (+258) 21 48 51 58/59,  Cel: (+258) 82  308 2470
E-mail: luis.zaqueu@undp.org

Rafael Saúte
Oficial de Relações Exteriores
Banco Mundial - Moçambique
Tel. +258-1- 482324, Cel.:  (+258) 82 32 01 640
E-mail: rsaute@worldbank.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children