Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

UNICEF Portugal providencia rápida assistência às crianças afectadas pela crise em Moçambique

Maputo, Moçambique 1 Março 2007 – Como resposta imediata às crescentes necessidades das crianças moçambicanas que perderam os seus lares devido às cheias e ao ciclone Fávio, o Comité Português para o UNICEF disponibilizou 300,000 euros para o apoio urgente em saúde, água, saneamento e educação para os desalojados devido à emergência.

Nos últimos dias, mais 10.000 crianças Moçambicanas perderam os seus lares devido às cheias, aumentando o número de crianças deslocadas para 80.000. O ciclone de categoria 4 registado na Sexta-Feira passada trouxe mais miséria para as comunidades inundadas pelas cheias desde Janeiro e aumentou significativamente a ameaça para um número crescente das crianças mais vulneráveis em Moçambique.

“O apoio financeiro Português é bastante oportuno”, disse a Representante do UNICEF em Moçambique, Leila Pakkala. “Irá permitir-nos alcançar imediatamente as crianças com água potável, serviços de saúde vitais e material escolar.”

Providenciar água potável e manter um bom saneamento é essencial – apesar de complexo – em situações de crise, enquanto que assegurar que as crianças regressem às aulas em salas reabilitadas ajuda-as bastante a recuperar da pressão causada pelas emergências.

“Sabemos que a próxima semana é crítica para dezenas de milhar de crianças Moçambicanas que perderam os seus lares, escolas, e acesso à serviços de saúde,” disse a Directora Executiva do Comité Português para o UNICEF, Madalena Marçal Grilo. “Por isso sentimos que era importante responder imediatamente.”

O apoio de Portugal irá permitir ao UNICEF Moçambique providenciar adicionais:

  • Lonas para cobrir os serviços de saúde e escolas
  • Redes Mosquiteiras Impregnadas de Longa Duração
  • Material médico
  • Recipientes, baldes e tanques de água flexíveis
  • Kits de educação e ensino para as crianças, bem como tendas para centros de ensino temporários
  • e para reabilitar os serviços de saúde

O UNICEF em Moçambique diz que a reabilitação da infraestrutura, com foco nas escolas e serviços de saúde, é uma prioridade. Quando o epicentro do ciclone atingiu o solo Moçambicano, o Hospital Distrital de Vilanculos foi severamente danificado e muitas das enfermarias foram afectadas. Horas depois de se aceder ao locar, tendas do UNICEF foram erguidas e todos os pacientes, incluindo as enfermarias de cirurgia, maternidade e pediatria foram realocadas e o tratamento continuou.

O UNICEF está a trabalhar com o Governo, outras agências das Nações Unidas e parceiros numa abordagem multi-sectorial. O UNICEF é o parceiro que lidera as intervenções no âmbito da nutrição, água, saneamento e higiene, e lidera juntamente com a Save de Children as intervenções na área da educação e da protecção. O UNICEF intervém também na área da saúde, que é liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para mais informações queira por favor contactar:

Thierry Delvigne-Jean, Chefe da Secção de Comunicação, UNICEF Moçambique, Tel: (+258)  82 3121820; Email tdelvignejean@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children