Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

Nações Unidas disponibilizam 7.6 milhões de dólares em apoio às vítimas das cheias

Maputo, 23 de Fevereiro de 2007 –  Nações Unidas desembolsam 7,624,000 (sete  milhões e seissentos mil dólares americanos) para apoiar as populações afectadas pelas cheias ao longo do vale do Zambeze. Esta é uma resposta pontual às necessidades das cerca de 120 000 pessoas enfrentado o drama desta calamidade nas províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia. Segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), cerca de 70 000 pessoas estão em centros de acomodação e 49 000 nos campos de reassentamento instalados nas quatro províncias.

“Desde que o Governo declarou o alerta vermelho sobre a situação de emergência no país as Nações Unidas têm vindo a envidar esforços para que o apoio prestado pelas suas várias agências, parceiros internacionais e a comunidade humanitária a trabalhar em Moçambique fosse efectuado de forma coordenada,” disse Ndolamb Ngokwey, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas em Moçambique.

Ndolamb Ngokwey acrescenta ainda que esta ajuda advém de um apelo formulado pelas organizações humanitárias em Moçambique sob a coordenção do organismo que dirige, a um fundo global designado Fundo Central de Resposta a Emergência (CERF), recentemente criado na sede da ONU no âmbito da reforma humanitária. O nosso propósito é prestar o maior apoio possível ao Governo para que este possa continuar a prestar assistência às populações necessitadas de modo a minizar o seu sofrimento e normalizar as suas vidas o mais rapidamente possível,”  disse Ngokwey.

Para responder a esta calamidade, várias ONGs e o Sistema das Nações Unidas,  mobilizaram-se  para uma abordagem coordenada entre organizações involvidas em trabalhos humanitários. Assim, foram criados sectores de intervenção nas áreas de Segurança Alimentar, Água e Saneamento, Nutrição, Saúde, Protecção, Telecomunicações, Logística, Habitação, Gestão dos Centros de Acomodação e Reconstrução pós Cheias. Estes sectores têm estado a trabalhar nas zonas afectadas lideradas pelas ONGs e sob liderança das Agências das Nações Unidas sob a coordenação do INGC.

O motante ora desembolsado constitui um apoio inicial enquanto se acompanha o evoluir da situação. Mais apoios poderão ser mobilizados para responder às necessidades das populações afectadas pelas inundações.

*****
Para mais informação, por favor queira contactar:

Luis Zaqueu,
Oficial de Comunicação do Sistema das Nações Unidas,
Gabinete do Coordenador Residente,
E-Mail : luis.zaqueu@undp.org
Tel :   (+258) 21 48 51 58/59,
Telemóvel : (+258) 82  308 2470

 

 
Search:

 Email this article

unite for children