Media centre

Media home

Newsline

Press releases

Statements

Information for journalist

Calendar of events

Media contacts

Photo essays

RSS Feeds

 

Lançamento da Iniciativa Um Milhão

Intervenção da Senhora Leila Pakkala
Representante do UNICEF em Moçambique

Cidade de Tete, 7 de Fevereiro de 2007

  • Sua Excelência Ministro das Obras Públicas e Habitação,
  • Suas Excelências Governadores das Província de Tete, Manica e Sofala,
  • Estimados Senhores Directores Nacionais e Provinciais,
  • Colegas Parceiros de Cooperação,
  • Minhas senhoras e meus senhores,

É para mim uma grande honra estar aqui em Tete, para participar no lançamento desta iniciativa que irá trazer impactos positivos no bem estar de mais de um milhão de pessoas, particularmente crianças, nas províncias de Tete, Manica e Sofala.

O estudo a Pobreza na Infância em Moçambique, lançado em Dezembro passado, mostra-nos que apesar dos progressos realizados nas últimas décadas, existem ainda significativas disparidades e privações afectando as crianças Moçambicanas.

A falta de acesso adequado à água e saneamento é a mais severa privação enfrentada pelas nossas crianças, principalmente as que vivem nas zonas rurais.

O Governo de Moçambique tem estado a desenvolver significativos  esforços para expandir o abastecimento de água potável e melhorar as condições de saneamento, particularmente nas zonas rurais.

Estima-se que seria necessário proporcionar acesso a um melhor abastecimento de água e melhor saneamento a mais de 300.000 crianças anualmente, para que Moçambique atinja os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio de reduzir para metade o número de pessoas sem acesso sustentável à água potável e saneamento adequado.

Esta iniciativa é um passo importante para alcançar esta meta.

Gostaria, por isso, de aproveitar esta ocasião para agradecer ao Governo do Reino dos Países Baixos pelo inestimável apoio concedido nesta iniciativa e pela confiança depositada em todos os parceiros envolvido na sua implementação.

Como todos nos sabemos, o acesso à água potável e as condições de saneamento são vitais para a sobrevivência das crianças e para a sua educação. Doenças transmitidas pela água estão entre as principais causas de mortalidade infantil no país. O acesso melhorado à água e saneamento tem um impacto positivo no atendimento e retenção escolar. 

Esta iniciativa vem responder a esta situação e trazer resultados tangíveis e positivos para a vida das crianças e das comunidades.

Irá contribuir para a redução de surtos de cólera e de diarreias, que tiram a vida de muitas crianças anualmente.

Irá contribuir para a redução da vulnerabilidade das pessoas vivendo com HIV/SIDA à doenças oportunistas nas províncias mais afectadas pela pandemia. 

Mulheres e crianças gastarão menos energias e  tempo na recolha de água. As raparigas, particularmente, terão mais possibilidades de frequentar a escola.

Estes objectivos serão alcançados através do melhoramento e construção de mais fontes de água e infra-estruturas de saneamento, através da adopção de estratégias simples de planificação, monitoria e gestão de programas de água e saneamento, e através da promoção de boas práticas de higiene nas comunidades.

Isto só será possível com a participação das comunidades, incluindo crianças e jovens, na procura de soluções para os desafios que enfrentam.

Os activistas comunitários têm um papel crucial na melhoria do acesso à água e ao saneamento. As comunidades têm a experiência e o conhecimento local, e com o apoio das autoridades locais e provinciais podem assegurar que as necessidades dos membros da comunidade são tomadas em consideração, incluindo os mais vulneráveis. 

Esta iniciativa testemunha o nosso forte cometimento para o reforço das capacidades das instituições envolvidas, principalmente aos níveis provincial e distrital, em apoio à política de descentralização em curso no país. 

Providenciar acesso à infra-estruturas de água potável, saneamento adequado e higiene a mais de um milhão de pessoas é uma tarefa ambiciosa. É verdade que temos muitos desafios pela frente, mas estou confiante de que esta iniciativa irá atingir resultados sustentáveis e duradouros.

Muito obrigada!

 

 
Search:

 Email this article

unite for children