Centro de Prensa

Últimos comunicados de prensa

Actualidad

Convocatorias de prensa

Notas de prensa de otras fuentes

Historias de vida

Recursos audio visuales

Medios aliados

UNICEF en las Redes sociales

Documentos de referencia

 

UNICEF entrega primeiro lote genérico do anti-retroviral Efavirenz ao Brasil

Brasil, 2 de julho 2007 - A Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, entrega o primeiro lote do anti-retroviral genérico Efavirenz à diretora do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, nesta segunda-feira, 2 de julho, às 16h30, no setor de cargas do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Elas vão estar acompanhadas de representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV.

O Efavirenz, produzido pelo laboratório indiano Aurobindo, foi comprado pelo governo brasileiro, por meio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e em breve estará disponível na rede pública de saúde para as 75 mil pessoas que vivem com o HIV e usam o medicamento como parte do tratamento. No primeiro lote, estão 112,6 mil frascos da dose adulta (3,378 milhões de comprimidos) e 1,2 mil frascos da dose pediátrica (108 mil cápsulas).

Até janeiro de 2008, serão entregues outros quatro lotes do Efavirenz, que, somados ao medicamento já recebido, totalizará cerca de 13,5 milhões de comprimidos. O número é suficiente para atender a seis meses de demanda pelo medicamento.

Em maio deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o licenciamento compulsório do Efavirenz. O UNICEF e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), então, a pedido do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, compraram na Índia a versão genérica do medicamento produzido pelo Aurobindo. As compras pelo UNICEF e pela OPAS serão suficientes para suprir a demanda brasileira pelo Efavirenz em 2007. Apenas neste ano, a aquisições do medicamento em sua versão genérica vai proporcionar uma economia de mais de US$ 30 milhões aos cofres públicos.

O UNICEF é reconhecido em todo o mundo pelo grande volume de compras de medicamentos e vacinas. A divisão de suprimentos do UNICEF, em Copenhague, na Dinamarca, é responsável pela aquisição de 40% das vacinas destinadas a crianças em todo o mundo, de drogas anti-retrovirais para 49 países e é um dos maiores compradores de redes anti-mosquito (para prevenção da malária) e de alimentos terapêuticos para crianças. Por isso, o UNICEF consegue comprar medicamentos a baixos preços em laboratórios de todo o mundo.

O laboratório Aurobindo é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, com testes de bioequivalência e biodisponibilidade.

No Brasil, estima-se, ao todo, que haja 600 mil pessoas vivendo com o vírus da aids, sendo 240 mil mulheres. Nos últimos anos, houve uma queda importante no número de casos de transmissão vertical (durante a gestação, o parto ou pelo aleitamento materno), mas o número de casos entre mulheres e, principalmente, entre adolescentes negras cresce mais rápido do que entre outros grupos populacionais. Em todo o mundo, o UNICEF coordena a campanha Unidos com as crianças e os adolescentes – Unidos vamos vencer a aids!. No Brasil, o apoio ao Programa Nacional em ações de prevenção e o apoio na compra dos medicamentos é uma das ações do UNICEF, no marco da campanha mundial.

Mais informações
Rachel Mello, rmello@unicef.org, UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, pialcantara@unicef.org, UNICEF Brasil
----------------------------------------

Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em mais de 150 países e territórios para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver e se desenvolver, desde a primeira infância até a adolescência. O UNICEF é o maior provedor de vacinas para os países em desenvolvimento e apóia programas de saúde e nutrição de crianças, o abastecimento de água e saneamento de qualidade, a educação básica de qualidade para todas as crianças e adolescentes e a proteção de meninas e meninos contra a violência, a exploração e o HIV/aids. O UNICEF é totalmente financiado por contribuições voluntárias de indivíduos, empresas, fundações e governos.

 

 
unite for children