Centro de prensa

Últimas noticias

Historias de vida

UNICEF en las redes sociales

Posición de UNICEF sobre temas de actualidad

Guías éticas para periodistas y comunicadores

Vocabulario

Advertencia sobre fraudes en Internet

 

UNICEF, GOVERNOS, SOCIEDADE CIVIL E EMPRESAS RENOVAM PACTO PELAS CRIANÇAS DO SEMI-ÁRIDO

O UNICEF, os governadores dos 11 Estados do Semi-árido, o governo federal, cerca de 80 organizações da sociedade civil e empresas preparam-se para renovar, no próximo dia 28 de junho, em Brasília, o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido.
Criado em 2004, o Pacto é um compromisso de todo o Brasil com o desenvolvimento da região. Representa a união de forças entre governo federal, os governos dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo, de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais, de empresas e de toda a população. 

Em sua primeira versão, os governadores dos 11 Estados e o governo federal assinaram um documento em que se comprometeram a adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção. Também se responsabilizaram por apoiar e incentivar os municípios para que fizessem o mesmo.

Apesar dos avanços, muitos desafios ainda persistem. Por isso, esses aliados reforçam seu compromisso, assinando novamente o Pacto.

MUNICÍPIOS TÊM ATÉ 15 DE JUNHO PARA SE INSCREVER NO SELO UNICEF
Os municípios dos 11 Estados do Semi-árido têm até a próxima sexta-feira, dia 15 de junho, para se inscrever na Edição 2008 do Selo UNICEF Município Aprovado. Ao aderir ao Selo, esses municípios assumem publicamente o compromisso de dar prioridade à garantia dos direitos de cada criança e adolescente em suas políticas públicas.
Durante dois anos, governo, sociedade civil, empresas e toda a comunidade, incluindo crianças e adolescentes, trabalham em parceria para melhorar as condições de vida de meninas e meninos. 

O UNICEF acompanha e orienta o trabalho dos municípios. Ao final do período, recebem o Selo UNICEF aqueles municípios que alcançarem bons resultados na garantia dos direitos das crianças.

SEMI-ÁRIDO, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA SÃO TEMAS DO UNICEF EM FÓRUM DE EDUCADORES
 Começa amanhã, quarta-feira 13 de junho, em São Luís, o I Fórum Nacional da União dos Dirigentes Municipais (Undime). O Fórum, chamado Novos Tempos na Educação Básica, vai reunir mais de 1 mil gestores municipais de educação para debater o Plano de Desenvolvimento da Educação, o ensino fundamental de nove anos, a participação da sociedade civil na escola pública, entre outros temas. Apoiador da Undime, o UNICEF estará presente no Fórum para debater a educação de crianças e adolescentes no Semi-árido e os resultados do estudo Aprova Brasil sobre os fatores que garantem a qualidade da educação.

O UNICEF também apoiou e participa, na sexta-feira 15 de junho, do lançamento da publicação Bairro-escola Passo a Passo, uma apresentação de experiências de educação comunitária na Vila Madalena, bairro da capital paulista, e nos municípios de Belo Horizonte (MG) e Nova Iguaçu (RJ).

Para mayor información
Adriana Alvarenga, aalvarenga@unicef.org, UNICEF Brasil

------------------------------------

Acerca de UNICEF
UNICEF trabaja sobre el terreno en más de 150 países y territorios para ayudar a los niños y niñas a sobrevivir y avanzar en la vida desde la primera infancia hasta la adolescencia. UNICEF es el mayor proveedor de vacunas para los países en desarrollo, y apoya la salud y la nutrición de la infancia, el abastecimiento de agua y saneamiento de calidad, la educación básica de calidad para todos los niños y niñas, y la protección de los niños y las niñas contra la violencia, la explotación y el sida. UNICEF está financiando en su totalidad por las contribuciones voluntarias de individuos, empresas, fundaciones y gobiernos.

 


 

 

 
unite for children