Centro de Prensa

Últimos comunicados de prensa

Actualidad

Convocatorias de prensa

Notas de prensa de otras fuentes

Historias de vida

Recursos audio visuales

Medios aliados

UNICEF en las Redes sociales

Documentos de referencia

 

UNICEF, GOVERNOS, SOCIEDADE CIVIL E EMPRESAS RENOVAM PACTO PELAS CRIANÇAS DO SEMI-ÁRIDO

O UNICEF, os governadores dos 11 Estados do Semi-árido, o governo federal, cerca de 80 organizações da sociedade civil e empresas preparam-se para renovar, no próximo dia 28 de junho, em Brasília, o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido.
Criado em 2004, o Pacto é um compromisso de todo o Brasil com o desenvolvimento da região. Representa a união de forças entre governo federal, os governos dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo, de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais, de empresas e de toda a população. 

Em sua primeira versão, os governadores dos 11 Estados e o governo federal assinaram um documento em que se comprometeram a adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção. Também se responsabilizaram por apoiar e incentivar os municípios para que fizessem o mesmo.

Apesar dos avanços, muitos desafios ainda persistem. Por isso, esses aliados reforçam seu compromisso, assinando novamente o Pacto.

MUNICÍPIOS TÊM ATÉ 15 DE JUNHO PARA SE INSCREVER NO SELO UNICEF
Os municípios dos 11 Estados do Semi-árido têm até a próxima sexta-feira, dia 15 de junho, para se inscrever na Edição 2008 do Selo UNICEF Município Aprovado. Ao aderir ao Selo, esses municípios assumem publicamente o compromisso de dar prioridade à garantia dos direitos de cada criança e adolescente em suas políticas públicas.
Durante dois anos, governo, sociedade civil, empresas e toda a comunidade, incluindo crianças e adolescentes, trabalham em parceria para melhorar as condições de vida de meninas e meninos. 

O UNICEF acompanha e orienta o trabalho dos municípios. Ao final do período, recebem o Selo UNICEF aqueles municípios que alcançarem bons resultados na garantia dos direitos das crianças.

SEMI-ÁRIDO, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA SÃO TEMAS DO UNICEF EM FÓRUM DE EDUCADORES
 Começa amanhã, quarta-feira 13 de junho, em São Luís, o I Fórum Nacional da União dos Dirigentes Municipais (Undime). O Fórum, chamado Novos Tempos na Educação Básica, vai reunir mais de 1 mil gestores municipais de educação para debater o Plano de Desenvolvimento da Educação, o ensino fundamental de nove anos, a participação da sociedade civil na escola pública, entre outros temas. Apoiador da Undime, o UNICEF estará presente no Fórum para debater a educação de crianças e adolescentes no Semi-árido e os resultados do estudo Aprova Brasil sobre os fatores que garantem a qualidade da educação.

O UNICEF também apoiou e participa, na sexta-feira 15 de junho, do lançamento da publicação Bairro-escola Passo a Passo, uma apresentação de experiências de educação comunitária na Vila Madalena, bairro da capital paulista, e nos municípios de Belo Horizonte (MG) e Nova Iguaçu (RJ).

Para mayor información
Adriana Alvarenga, aalvarenga@unicef.org, UNICEF Brasil

------------------------------------

Acerca de UNICEF
UNICEF trabaja sobre el terreno en más de 150 países y territorios para ayudar a los niños y niñas a sobrevivir y avanzar en la vida desde la primera infancia hasta la adolescencia. UNICEF es el mayor proveedor de vacunas para los países en desarrollo, y apoya la salud y la nutrición de la infancia, el abastecimiento de agua y saneamiento de calidad, la educación básica de calidad para todos los niños y niñas, y la protección de los niños y las niñas contra la violencia, la explotación y el sida. UNICEF está financiando en su totalidad por las contribuciones voluntarias de individuos, empresas, fundaciones y gobiernos.

 


 

 

 
unite for children