Centro de Prensa

Últimos comunicados de prensa

Actualidad

Convocatorias de prensa

Notas de prensa de otras fuentes

Historias de vida

Recursos audio visuales

Medios aliados

UNICEF en las Redes sociales

Documentos de referencia

 

UNICEF lança Atlas Sociolinguístico dos Povos Indígenas da América Latina

O Atlas tem por objetivo ser uma ferramenta para o planejamento e implementação de políticas públicas que levem em consideração a riqueza e complexidade lingüística da região

 

Cartagena de Índias (Colômbia) – O UNICEF, em cooperação com a Agência de Cooperação Espanhola (AECID) e a Fundação Intercultural Bilingue de Educação (FUNPROEIB Andes), lançou o Atlas Sociolinguístico dos Povos Indígenas da América Latina, uma análise lingüística e sociocultural para a América Latina.

 

Com informações sobre 21 países, o Atlas analisa a região do sul ao norte, começando pela Patagônia e terminando no México, descrevendo 522 povos indígenas da América Latina, por meio de dados demográficos e geográficos e disponibilizando ainda um olhar crítico sobre a situação atual destes povos. O objetivo deste Atlas é servir como instrumento para a elaboração e implementação de políticas públicas que levem em consideração a riqueza e a complexidade sociolingüística da região.

 

"Ter mais informação sobre os povos indígenas localizados em vários países Latino Americanos pode nos ajudar a replicar experiências educativas exitosas de um país para ser aplicado em outro,” diz Anna Lucia D'Emilio, Coordenadora Regional de Educação e de Populações Excluídas do UNICEF da América Latina e Caribe.

 

Leticia Casañ Jensen, coordenadora do Programa de Povos Indígenas da AECID diz que o Atlas é “uma importante ferramenta para todos que desejam trabalhar com o reconhecimento e o direito ao próprio desenvolvimento dos povos indígenas latino-americanos".

 

O Atlas, impresso em dois volumes, contém dados demográficos, étnicos e linguísticos. Um DVD interativo encartado na publicação conta com diagramas, estatísticas e mapas para disseminar a informação nas escolas, mídia e junto às organizações indígenas e indigenistas da região.

 

Alguns dados mostrados pelo Atlas:

522 povos vivendo na América Latina, correspondendo a uma população de cerca de…

500 mil indígenas, falando…

420 línguas, em…

21 países, incluindo alguns do Caribe.

34 especialistas participaram de sua elaboração, sendo 4 somente do Brasil.

    

Para mais informações:
Tamar Hahn, thahn@unicef.org,

UNICEF Escritório Regional para America Latina e Caribe

 (+507) 301 74 85
www.unicef.org/lac

 

Elda Guzmán Rodríguez, Assistente de Comunicação da AECID.

Centro de Treinamento em Cartagena de Indias. Embaixada da Espanha na Colômbia.

 (+575) 6640904

comunicaciones@aecidcf.org.co

 

 

 
unite for children