Centro de prensa

Últimas noticias

Historias de vida

UNICEF en las redes sociales

Posición de UNICEF sobre temas de actualidad

Guías éticas para periodistas y comunicadores

Vocabulario

Advertencia sobre fraudes en Internet

 

UNICEF lança Atlas Sociolinguístico dos Povos Indígenas da América Latina

O Atlas tem por objetivo ser uma ferramenta para o planejamento e implementação de políticas públicas que levem em consideração a riqueza e complexidade lingüística da região

 

Cartagena de Índias (Colômbia) – O UNICEF, em cooperação com a Agência de Cooperação Espanhola (AECID) e a Fundação Intercultural Bilingue de Educação (FUNPROEIB Andes), lançou o Atlas Sociolinguístico dos Povos Indígenas da América Latina, uma análise lingüística e sociocultural para a América Latina.

 

Com informações sobre 21 países, o Atlas analisa a região do sul ao norte, começando pela Patagônia e terminando no México, descrevendo 522 povos indígenas da América Latina, por meio de dados demográficos e geográficos e disponibilizando ainda um olhar crítico sobre a situação atual destes povos. O objetivo deste Atlas é servir como instrumento para a elaboração e implementação de políticas públicas que levem em consideração a riqueza e a complexidade sociolingüística da região.

 

"Ter mais informação sobre os povos indígenas localizados em vários países Latino Americanos pode nos ajudar a replicar experiências educativas exitosas de um país para ser aplicado em outro,” diz Anna Lucia D'Emilio, Coordenadora Regional de Educação e de Populações Excluídas do UNICEF da América Latina e Caribe.

 

Leticia Casañ Jensen, coordenadora do Programa de Povos Indígenas da AECID diz que o Atlas é “uma importante ferramenta para todos que desejam trabalhar com o reconhecimento e o direito ao próprio desenvolvimento dos povos indígenas latino-americanos".

 

O Atlas, impresso em dois volumes, contém dados demográficos, étnicos e linguísticos. Um DVD interativo encartado na publicação conta com diagramas, estatísticas e mapas para disseminar a informação nas escolas, mídia e junto às organizações indígenas e indigenistas da região.

 

Alguns dados mostrados pelo Atlas:

522 povos vivendo na América Latina, correspondendo a uma população de cerca de…

500 mil indígenas, falando…

420 línguas, em…

21 países, incluindo alguns do Caribe.

34 especialistas participaram de sua elaboração, sendo 4 somente do Brasil.

    

Para mais informações:
Tamar Hahn, thahn@unicef.org,

UNICEF Escritório Regional para America Latina e Caribe

 (+507) 301 74 85
www.unicef.org/lac

 

Elda Guzmán Rodríguez, Assistente de Comunicação da AECID.

Centro de Treinamento em Cartagena de Indias. Embaixada da Espanha na Colômbia.

 (+575) 6640904

comunicaciones@aecidcf.org.co

 

 

 
unite for children