Centro de Prensa

Últimos comunicados de prensa

Actualidad

Convocatorias de prensa

Notas de prensa de otras fuentes

Historias de vida

Recursos audio visuales

Medios aliados

UNICEF en las Redes sociales

Documentos de referencia

 

Representantes de mais de 50 países participam da conferência Vamos Cuidar do Planeta

Evento organizado pelo MEC, com o apoio do UNICEF, contará com a participação de cerca de 400 adolescentes de 12 a 15 anos de todos os continentes

Brasília, 14 de maio – Adolescentes de 12 a 15 anos de mais de 50 países participarão da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontece de 5 a 10 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, em Luziânia (a 56 km de Brasília). Os participantes vão redigir uma Carta das Responsabilidades, propondo ações e responsabilidades que serão adotadas para proteger o meio ambiente.

 

Esse evento internacional é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente para reproduzir globalmente as conferências nacionais infanto-juvenis Vamos Cuidar do Brasil, experiência bem-sucedida que já contou com três edições, em 2003, 2006 e 2009, envolvendo 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o País.

 

A Conferência Internacional também está mobilizando milhares de escolas e alunos nos países participantes, já que conta primeiro com uma etapa local, em que alunos e suas comunidades desenvolvem projetos para resolver problemas ambientais locais. Em seguida, é realizada a etapa nacional, que seleciona os delegados para o evento internacional.

 

Em abril realizaram sua conferência Canadá, Egito, Estados Unidos, França, Guatemala, Itália, Paraguai, República Dominicana, República Tcheca e Uruguai, entre outros.

 

Aqueles que já fizeram seus encontros nacionais mostraram uma participação bastante expressiva. No Chile, foram envolvidas 2.800 escolas. Em Guiné-Bissau, foram mais de mil alunos; e, no Nepal, 3 mil estudantes. A participação regional nas conferências nacionais também é outro fator marcante. No Timor Leste, por exemplo, foram nove regiões representadas. Na República Tcheca, três. Em Camarões, Angola e Moçambique, a delegação foi escolhida respeitando a diversidade étnica e cultural de suas populações.

 

Segundo Rachel Trajber, coordenadora-executiva do projeto e coordenadora de educação ambiental do MEC, o projeto da conferência não se limita à organização de um evento global, mas é uma ação de educação ambiental de amplo alcance. “Como a fase pré-conferência envolve a mobilização de escolas, alunos, professores e educadores, é uma forma de inserir a temática ambiental no sistema formal de ensino em todos os países participantes.”

 

A fase pós-conferência também prevê uma continuidade da ação dos delegados quando voltarem a seus países, repassando a suas comunidades as experiências aprendidas durante a conferência.

 

Informações sobre todos os países participantes da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta estão disponíveis no site http://confint2010.mec.gov.br

 

Confira as atualizações diárias no Facebook (Let's Take Care of the Planet) e no Twitter (Confint2010).

 

Mais informações:

Gabriela Michelotti

Telefone: (61) 2022 9195

 

 

 
unite for children