Centro de Prensa

Últimos comunicados de prensa

Actualidad

Convocatorias de prensa

Notas de prensa de otras fuentes

Historias de vida

Recursos audio visuales

Medios aliados

UNICEF en las Redes sociales

Documentos de referencia

 

UNICEF lança cartilla indígena em Forum de Secretários

Produzida por meio do do Projeto EducAmazônia, a cartilha é a primeira bilingue dos Tembés

Pará 17 de fevereiro 2009 - No próximo dia 18, o UNICEF lança a primeira cartilha bilingue da etnia Tembé, durante a realização do Fórum de Secretários Municipais de Educação, organizado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). A Cartilha é voltada para a educação indígena do Ensino Fundamental. Seu lançamento acontece ainda junto com o anúncio da Seduc de construir, ainda este ano, 17 escolas indígenas de Ensino Médio. Três delas serão na Terra Indígena Turé Mariquita, em Tome-Açu, nas aldeias Tembés de Caramiri, Cuxiumiri e Aldeia Nova, que vão atender 88 alunos.

Ténêtéhar (índio) Porangaty (líder mais velho dos Tembés) – Educação Escolar Indígena, Tembé Ténêtéhar é o nome da cartilha. Em pouco mais de 140 páginas,  são contadas histórias, é descrito o alfabeto fonético, com base na língua Tupi e o alfabeto tendo como referência o Tupi Guarani. A Cartilha também propõe atividades pedagógicas para o desenvolvimento da escrita em português e no Tupi.

A publicação é resultado de um trabalho de mais de seis meses. Ao longo deste período foram realizadas cerca de 10 reuniões e encontros, entre a equipe liderada por uma especialista em educação indígena do Projeto EducAmazônia, com o apoio da Prefeitura de Tomé-Açu, e professores, lideranças, mulheres, crianças e adolescentes indígenas para planejar, elaborar e produzir a cartilha.
 
A realização dos inúmeros encontros foram recheados de conversas, troca de informações, produção de desenhos e histórias contadas e registradas. Todas estas atividades foram desenvolvidas com crianças, mulheres, lideranças e educadores. Os desenhos, as fotos e todo o conteúdo foi sendo estruturado com a participação direta dos Tembés.

Ao longo desta construção, crianças e adolescentes retomaram contato com sua própria história. Mas um fato muito especial aconteceu: a língua dos Tembés praticamente perdida para muitos, foi resgatada junto aos poucos membros da etnia que ainda a falam.

Evento: Lançamento da Cartilha Ténêtéhar Porangaty – Educação Escolar Indígena, Tembé Ténêtéhar
Local: Hangar
Data: 18 de fevereiro
Horário: 10 horas

Sobre os Tembés

Os Tembé constituem o ramo ocidental dos Tenetehara. O grupo oriental é conhecido por Guajajara. Sua autodenominação é Tenetehara, que significa gente, índios em geral ou, mais especificamente, Tembé e Guajajara.

Sua população está distribuída entre os estados do Pará e Maranhão. No Pará são 485 pessoas, distribuídas nas terras indígenas de Tembé, Turé Mariquita e Alto Rio Guamá, nos municípios de Tomé-Açu, Paragominas, Santa Luzia do Pará e Nova Esperança do Piriá.

É uma população que vive sob permanente ameaças de violência e invasão de suas terras. Nas duas últimas décadas, a principal luta dos Tembé tem sido pela integridade de seu território, invadido por centenas de famílias de posseiros e pela presença de madeireiros, fazendeiros, mineradoras e outras empresas.

Fontes: http://www.socioambiental.org.br/, http://www.cimi.org.br/  

Outras informações
Kent Page, kpage@unicef.org, UNICEF Brasil
Tamar Hahn, thahn@unicef.org, UNICEF América Latina e no Caribe

Acerca de UNICEF
UNICEF trabaja sobre el terreno en más de 150 países y territorios para ayudar a garantizar a los niños y las niñas  el derecho a sobrevivir y a desarrollarse desde la primera infancia hasta la adolescencia. UNICEF es el mayor proveedor de vacunas para los países en desarrollo, trabaja para mejorar la salud y la nutrición de la infancia; el abastecimiento de agua y saneamiento de calidad; la educación básica de calidad para todos los niños y niñas y la protección de los niños y las niñas contra la violencia, la explotación y el VIH/SIDA. UNICEF está financiado en su totalidad por las contribuciones voluntarias de individuos, empresas, fundaciones y gobiernos.

 

 
unite for children