Centro de Prensa

Últimos comunicados de prensa

Actualidad

Convocatorias de prensa

Notas de prensa de otras fuentes

Historias de vida

Recursos audio visuales

Medios aliados

UNICEF en las Redes sociales

Documentos de referencia

 

UNICEF e MTV lançam website para tirar dúvidas sobre prevenção à aids e outras doença sexualmente transmissíveis

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a MTV Brasil criaram um website para tirar dúvidas e testar os conhecimentos dos adolescentes e jovens sobre aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). O objetivo é estimular e aumentar o conhecimento sobre as formas de proteção dessas doenças. O endereço eletrônico do site é www.mtv.com.br/xpress e já pode ser acessado.

O site Xpress traz informações em forma de questionário que ajuda o jovem a avaliar seu comportamento diante do HIV, estimulando a realização do teste de HIV, caso ele tenha se exposto a alguma situação de risco. Se, ao final, o jovem chegar à conclusão que precisa fazer o teste, um link vai redirecioná-lo para a página do Ministério da Saúde, onde ele encontra o endereço dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Brasil.

O site traz ainda informações e curiosidades, como um pequeno histórico da camisinha que, segundo registros, já era usada pelos egípcios muito antes de Cristo. O adolescente pode tirar dúvidas sobre a diferença do HIV e da aids e receber muitas outras informações.

A linguagem e a programação visual foram construídas de forma atrativa para facilitar a comunicação com o público jovem. E a cada resposta dada pelos jovens, são apresentados trechos do vídeo Xpress, em que jovens brasileiros, mexicanos e jamaicanos falam abertamente sobre as principais questões que os afetam, incluindo, sexo, pobreza, violência de gênero e participação social. O vídeo foi lançado por todas as emissoras da MTV no mundo no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. O filme Xpress dá continuidade ao programa Sexpress Yourself, veiculado pela MTV no ano passado.

O Xpress foi criado dentro do contexto da campanha global multimídia Staying Alive, lançada em 1998. Essa é uma parceria entre a MTV, o UNICEF e outras organizações, que busca enfrentar a discriminação associada ao HIV/aids e, da mesma maneira, oferecer condições para que os jovens adotem comportamentos mais seguros.

Mais informações
aamorim@unicef.org, UNICEF Brasil, (61) 3035-1951

------------------------------------

Acerca de UNICEF
UNICEF trabaja sobre el terreno en más de 150 países y territorios para ayudar a los niños y niñas a sobrevivir y avanzar en la vida desde la primera infancia hasta la adolescencia. UNICEF es el mayor proveedor de vacunas para los países en desarrollo, y apoya la salud y la nutrición de la infancia, el abastecimiento de agua y saneamiento de calidad, la educación básica de calidad para todos los niños y niñas, y la protección de los niños y las niñas contra la violencia, la explotación y el SIDA. UNICEF está financiado en su totalidad por las contribuciones voluntarias de individuos, empresas, fundaciones y gobiernos.

 

 

 

 

Enlaces a páginas externas...


unite for children