Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF Município Aprovado

 

Semiárido

Criança do município de Santa Quitéria do Maranhão, no Semi-árido brasileiro
© UNICEF/BRZ/Luca Bonacini

Para contribuir com o compromisso brasileiro de garantir a universalidade dos direitos de suas crianças e seus adolescentes, desde 2004, o UNICEF tem como uma de suas grandes prioridades a cooperação com o Semiárido. Na região, que concentra alguns dos piores indicadores sociais do País, vivem cerca de 13 milhões de meninos e meninas. Desses, mais de 70% são pobres.

Para ajudar o Brasil a superar essas iniqüidades e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o UNICEF articulou o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, assinado, em junho de 2007, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores dos 11 Estados do Semi-árido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil. 

A escolha do Semiárido como uma das prioridades do UNICEF justifica-se pelos indicadores nas áreas da infância e adolescência nos quase 1.500 municípios (em vermelho) da região que abrange os nove Estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em 2005, o UNICEF adaptou os ODM relevantes para a infância e a adolescência para o âmbito local e lançou, nos quase 1,5 mil municípios do Semiárido, uma ampla estratégia de mobilização e comunicação: o Selo UNICEF Município Aprovado – uma iniciativa que nasceu no Ceará, em 1999, onde três edições do Selo testaram e comprovaram sua eficiência na mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O modelo também foi testado e aprovado em uma edição na Paraíba, em 2002.

Hoje, o Pacto e o Selo mobilizam amplamente a sociedade nacional em torno da melhoria de vida de crianças e adolescentes do SemiÁrido. Na edição 2008 do Selo, 1.128 municípios aderiram ao desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas mais efetivos, com participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades.

O UNICEF está presente no Semiárido com os Escritórios de Fortaleza (responsável pelos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), Recife (responsável pelos Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba), Rio de Janeiro (responsável pelo Estado de Espírito Santo), Salvador (responsável pelos Estados da Bahia e Sergipe), São Luís (responsável pelo Estado do Maranhão) e São Paulo (responsável pelo Estado de Minas Gerais).

 

 

 

 

Colabore com o UNICEF

   
unite for children