Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF Município Aprovado

 

Maranhão realiza capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016

Gestores e conselheiros, dos 611 municípios que aderiram ao Selo estão participando do 1º Ciclo de Capacitações nos nove Estados da Amazônia Legal

São Luís, 24 de fevereiro de 2014 – Começou hoje em São Luís o 1º Ciclo de Capacitação para os municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 no Maranhão. Nesta primeira oficina, estarão presentes articuladores e conselheiros de Direitos de 50 dos 150 municípios que aderiram ao Selo no Estado.

As oficinas vão acontecer até março (veja calendário completo da Região Amazônica abaixo).

Desde o princípio de fevereiro, articuladores e conselheiros municipais estão recebendo as cartas com todas as informações de como participar. O articulador municipal é a pessoa indicada pelo(a) prefeito(a) para promover o Selo no município, em parceria com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de adolescentes, técnicos das prefeituras, etc.

Todas as capacitações são precedidas de reuniões com as equipes de articulação dos Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O primeiro Estado a deslanchar os encontros locais foi o Maranhão, com a reunião com a equipe de articulação do Governo do Estado no último dia 11, no Convento das Mercês, em São Luís.

"O Selo UNICEF envolve mobilização social, desenvolvimento das capacidades técnicas dos municípios e monitoramento de indicadores sobre a qualidade da vida de crianças e adolescentes. É uma estratégia que tem mais resultados quanto maior for a participação de todos", disse Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís.

O ciclo de capacitações dos municípios é fundamental por ser o primeiro momento após a adesão, quando os municípios poderão tirar dúvidas, compreender melhor as estratégias do UNICEF por meio do Selo e, sobretudo, entender a metodologia de trabalho para atingir as metas propostas. Outro ponto que será discutido nas capacitações será a realização do 1º Fórum Comunitário, etapa obrigatória para a certificação. O Fórum Comunitário é um grande encontro em que representantes de diversos segmentos do município discutem a situação de crianças e adolescentes, elaboram um diagnóstico e um plano de ação para mudanças.

As capacitações – Em São Luís, o 1º Ciclo de Capacitação acontece de 24 a 26 de fevereiro, no Convento das Mercês. Nos dois primeiros dias, a programação será das 8h às 18h. No terceiro, das 8h às 14h. Nesse encontro estarão presentes articuladores locais e presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 50 municípios. Duas outras turmas passarão pela mesma capacitação, no mês de março.

Fazem parte da programação a explicação da metodologia e da vivência de um fórum comunitário, o debate sobre o marco de direitos e a apresentação da metodologia geral do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016, a apresentação do Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação (Soma) e o detalhamento do Plano de Ação municipal.

Nesta edição, inscreveram-se 150 municípios do Maranhão. "Isso significa uma excelente oportunidade para avançarmos no fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes de nosso Estado", destaca Eliana Almeida.

Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Na Amazônia, mais de 600 municípios, cerca de 80%, aderiram ao Selo.

O Selo é a contribuição do UNICEF para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes na Amazônia Legal, por meio da construção conjunta de um plano de ação que vise à integração, articulação e cooperação em políticas públicas entre os três níveis de governo, o empresariado e a sociedade civil.

O Selo UNICEF conta com a parceria da Petrobras, Celpa, Celtins e Cemar.

Agenda Criança Amazônia – A Agenda Criança Amazônia conta com o apoio e a participação do governo federal. O compromisso traduz um esforço coletivo para que cada município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assegurando a cada criança e adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger(-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnica e racial.

A seguir o calendário dos Estados. Alguns deles, como Pará e Maranhão, terão mais de uma etapa de formação.

Estados Encontro com equipes do Governo do Estado Capacitação Quantidade
MARANHÃO 11 de fevereiro

24, 25 e 26 de fevereiro
18, 19 e 20 de março
25, 26 e 27 de março

Três
AMAZONAS 17 de fevereiro 18, 19 e 20 de fevereiro Uma
RONDÔNIA 17 de fevereiro 18, 19, 20 de fevereiro Uma
PARÁ 18 de fevereiro 19, 20, 21 de fevereiro
11, 12, 13 de março (Marabá)
18, 19, 20 de março (Santarém)
Três
AMAPÁ 10 de março 11, 12, 13 de março Uma
ACRE 11 de março 12, 13 e 14 de março (a confirmar) Uma
TOCANTINS 17 de março 18, 19, 20 de março
25, 26, 27 de março (a confirmar)
Duas
MATO GROSSO 10 de março 11, 12 e 13 de março
1, 2, 3 de abril (a confirmar)
Duas
RORAIMA 24 de março 25, 26 e 27 de março (a confirmar) Uma

SERVIÇO
O quê: 1º Ciclo de Capacitação Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016, no Maranhão
Quando: Dias 24 e 25, das 8h às 18h, e dia 26, das 8h às 12h
Onde: Convento das Mercês – Rua da Palma, 502 – Centro Histórico, São Luís, Maranhão

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Ida Pietricovsky de Oliveira
Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: ipoliveira@unicef.org

Assessora de Comunicação do Instituto Peabiru – Selo UNICEF
Silen Ribeiro
Telefone: (98) 4009 5700 ou (98) 8143 2932
E-mail: silen@peabiru.org.br

 

 
unite for children