Município de São Paulo avança em 18 indicadores na área da infância
UNICEF aponta que redução das desigualdades ainda desafia a cidade São Paulo, 29 de maio – O UNICEF divulgou hoje os resultados do desempenho da cidade de São Paulo na Plataforma dos Centros Urbanos. Os dados mostram que o município avançou em 18 dos 20 indicadores acompanhados pela organização desde 2008 e que melhorias também foram alcançadas por grupos intersetoriais que atuaram em 30 comunidades populares da cidade. Amanhã, em coletiva de imprensa às 14 horas, serão apresentados os dados relacionados à cidade do Rio de Janeiro, no escritório do UNICEF no Rio (Av. Rio Branco, 135, 6º andar, Centro). Entre os maiores avanços de São Paulo, estão a ampliação da cobertura de pré-natal, passando de 73% das gestantes em 2008 para 77% em 2011; o crescimento no número de matrículas na escola regular de crianças e adolescentes com deficiência, passando de 11.365 estudantes em 2008 para 12.732 em 2011; e o aumento de 38% no número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no período. O município também cumpriu metas ao ampliar o programa Estratégia Saúde da Família, aumentar o número de Conselhos Tutelares, reduzir a taxa de mortalidade de pessoas de até 19 anos por acidente de transporte e implantar mecanismos de monitoramento das medidas socioeducativas de meio aberto. O Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, destacou que os avanços são significativos, mas o município ainda enfrenta importantes desafios na área da infância e adolescência. "É urgente reunir todos os esforços para a reversão do quadro de desigualdades que ainda persistem nas grandes cidades. Milhares de meninas e meninos ainda são excluídos por sua idade, renda, condição pessoal, deficiência, gênero, orientação sexual, raça ou etnia. Essa é uma pauta que deve ser assumida como prioridade pelos diferentes setores da sociedade, sobretudo pelos candidatos a prefeito e vereadores nas eleições 2012", declarou. Para o coordenador do escritório do UNICEF em São Paulo, Silvio Kaloustian, é preciso avançar mais rapidamente em outras metas em que as médias municipais ainda precisam melhorar. "A demanda por creches, por exemplo, foi atingida com relação a 2008, mas mais de 90 mil crianças seguem esperando por uma vaga. Outra questão importante é a redução do percentual de gestantes adolescentes, em que a melhoria ainda foi muito tímida", explicou. "É com muita satisfação que recebemos esta certificação do UNICEF. Ela significa que vencemos as dificuldades e conseguimos colocar em práticas as políticas públicas compromissadas quando candidato à reeleição. Sabemos que ainda há muitos desafios a superar, muito a fazer, mas o importante é que estamos no caminho certo e esse reconhecimento prova isso. Parabéns aos secretários e às suas equipes e ao UNICEF pela iniciativa", declarou Gilberto Kassab.
Esforço comunitário – Com a Plataforma dos Centros Urbanos, o UNICEF também investiu no potencial das próprias comunidades populares para criar condições para melhorar a vida de suas crianças e seus adolescentes. De 60 Grupos Articuladores de comunidades que se inscreveram em 2009, 30 receberam a homenagem do UNICEF pelos resultados alcançados. Clique aqui para conhecer os grupos homenageados. Formados por representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de adolescentes, esses Grupos Articuladores realizaram diagnósticos locais sobre a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, com o apoio do Instituto Paulo Montenegro, ação social do Ibope. Quando foram ouvidas as próprias crianças e os adolescentes, eles declararam gostar do lugar em que moram, frequentar a escola, ter orgulho de suas origens e conhecer os seus direitos. Ao mesmo tempo, queixaram-se das más condições de limpeza na comunidade e nas escolas, da falta de pessoas em que possam confiar para conversar sobre seus problemas e da dificuldade de diálogo sobre gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV/aids. Com base em levantamento semelhante realizado em 2009, os Grupos Articuladores elaboraram e implementaram Planos de Ação, com atividades realizadas nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social. Como resultados, obtiveram avanços no trabalho conjunto com escolas e serviços de saúde, maior mobilização dos adolescentes para defender seus próprios direitos e melhorias em espaços de lazer e cuidados para as crianças. Articulação intersetorial – A primeira edição da Plataforma dos Centros Urbanos conta com a aliança estratégica com a Fundação Itaú Social e MSC Cruzeiros, a parceria com o Projeto Segurança Humana e o apoio da Nova/SB. A iniciativa é implementada com a parceria técnica da Bem TV, do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), do Instituto Paulo Montenegro e da Viração. Em São Paulo, o evento de encerramento do primeiro ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos tem o apoio do Sesc, da DQA Promoções, do Studio Culinário, da Jabuticaba Conteúdo e da MLM Eventos. Mais informações:
Reconhecimento Galeria de fotos
Fotos: © Lucia Oliveira/UNICEF
Clique nas imagens para ampliá-las ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Para ver mais fotos desse evento, curta a página do UNICEF no Facebook. Biblioteca Plataforma dos Centros Urbanos |