Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF Município Aprovado

 

Jovem vê na comunicação uma oportunidade para mudar a realidade de município

© Oficina de Imagens

Por meio de uma conversa com uma amiga, a jovem Francielle Xavier Lima, de 18 anos, do município de Almenara, tomou conhecimento do projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), o Cidadão.NET. O objetivo da iniciativa é promover o acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação nas comunidades localizadas nas regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, parte do Vale do São Mateus e região central de Minas. “Queria muito participar de uma ação em que tivesse contato com a população. A partir da experiência do Cidadão.NET, eu me interessei por trabalhos voltados para a área social”, ressalta a jovem, também conhecida como Fran.

Após a desativação do projeto Cidadão.NET em Almenara, Francielle atuou como estagiária no INSS, onde teve oportunidade de aprender mais sobre a previdência social e conhecer mais sobre a realidade do município. Poucos meses depois, a jovem teve contato com um dos trabalhos que se tornaria uma de suas paixões: a TV Joel. O projeto, desenvolvido na Escola Estadual Joel Mares, tem o intuito de promover a reflexão sobre o cotidiano dos alunos e discutir temas relacionados à cidade, por meio da produção de vídeos e postagens em uma rede social (www.tvjoel.ning.com). O projeto cresceu e, atualmente, extrapola os muros da escola ao mostrar a realidade dos moradores do município.

Fran não perdeu tempo e logo passou a fazer parte da equipe da TV Joel. Assim como os outros participantes, ela seleciona assuntos relacionados aos alunos e à comunidade e cria vídeos sobre vários temas. A jovem ressalta que essa experiência lhe proporciona vários aprendizados, como, por exemplo, a elaboração de reportagens, produção de matérias, edição e postagem dos vídeos na internet. “Com a minha participação no projeto da TV Joel, percebi que cada pessoa está inserida em uma realidade. O nosso trabalho é tentar melhorar a vida daquelas pessoas que mostramos nos nossos vídeos e, consequentemente, alterar a realidade do município”, destaca.

Além de na TV Joel, Francielle atua como monitora nas oficinas de cultura, promovidas trimestralmente pela prefeitura. Ela auxilia na organização do evento e convida as pessoas, principalmente os adolescentes e jovens, para que participem das atividades realizadas. Fran acredita que os meninos e as meninas devam participar de todos os espaços de discussão, pois muitas vezes eles encontram dificuldades para ser ouvidos. “Quando participei da terceira capacitação do Selo UNICEF, realizada em Montes Claros, vi ali um momento importante para a manifestação de opiniões e trocas de experiências entre os adolescentes do Semiárido. Devemos criar oportunidades para que o jovem possa participar das decisões, já que está inserido na realidade do município e tem propriedade para opinar sobre as melhorias a ser realizadas na área da infância e adolescência”, ressalta Fran.

Em relação ao futuro, Francielle já sabe quais serão seus próximos passos. A jovem pretende cursar Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com novos desafios em vista, como ficarão os trabalhos desenvolvidos e a família em Almenara? Convicta dos seus objetivos, Fran tem a resposta na ponta da língua: “Meus pais sempre me apoiam em tudo o que eu faço ou participo. Eu me sinto insegura de tentar a vida em outra cidade, mas sei que todo o investimento feito será para o meu bem. Em relação aos trabalhos que realizo no município, tenho certeza de que deixo muitas coisas boas. Muitas pessoas entenderam o meu trabalho e darão continuidade a ele. Isso me faz acreditar ainda mais no poder da comunicação e nas ações de mobilização”, argumenta.

 

 
unite for children