Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF Município Aprovado

 

Direto de Doutor Severiano para a Bolívia

© UNICEF
Rafael durante a visita à Bolívia

Quem observa o pequeno André Rafael da Silva, 12 anos, nem imagina o movimento que ele faz no município de Doutor Severiano, localizado na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte, a 490 km da capital, Natal. O estudante sempre teve muitos motivos para desistir de conquistar e realizar seus sonhos. É filho de uma família grande, formada por pai e mãe agricultores e mais três irmãos, que enfrenta dificuldades financeiras. Mas a família encontrou nos programas sociais um ambiente favorável para o crescimento social e intelectual. O Andrezinho, como é conhecido, engajou-se e se destacou.

O estudante participa ativamente das ações socioeducativas oferecidas no município, o que possibilitou sua integração também nas atividades do Projeto Selo UNICEF Município Aprovado. Hoje ele é considerado um defensor das crianças e dos adolescentes do município de Dr. Severiano.

Por meio das atividades propostas pelo Selo UNICEF, André conheceu os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde então, intensificou a sua atuação pela garantia dos direitos de seus pares, representando-os em eventos e solenidades, até ser convidado para a II Expoferia – Feira Municipal da Bolívia, que ocorreu de 20 a 22 de novembro de 2008, na cidade de Cochabamba. Lá, ele teve um destaque especial no Fórum de Experiências Bem-sucedidas.

Durante sua fala para prefeitos bolivianos, ele reforçou a importância de se dar prioridade às ações para crianças e adolescentes. “Nas cidades e nos Estados onde houver o Selo UNICEF, tudo vai ser melhor para as crianças”, disse André.

“O UNICEF para mim foi muito importante, pois por meio dele tive muitas oportunidades, como participar do Show Sorriso de Criança, programas de rádios e projetos educacionais. Minha participação como representante das crianças do meu município foi fundamental para o meu crescimento pessoal, pois aqui em Dr. Severiano criança e adolescente estão em primeiro lugar.”

O seu envolvimento em projetos e ações voltados para a infância e adolescência fez com que André conquistasse o carinho e respeito de todos no município.

 

 
unite for children