Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Comunidades populares dos centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF Município Aprovado

 

O que faz a Plataforma

© UNICEF/BRZ/Adriana Alvarenga

A Plataforma apoia o município como um todo a transformar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente em ações concretas, que garantirão os direitos de cada menino e cada menina, onde quer que eles vivam. Essa é também uma oportunidade para melhor articular políticas e programas na área da infância e adolescência, realizados pelo governo e pela sociedade civil. A implementação da estratégia deverá servir de exemplo para o desenvolvimento de iniciativas semelhantes em todo o País e em outras partes do mundo.

A Plataforma busca responder a alguns dos principais desafios das grandes cidades brasileiras, como a dificuldade de acesso a serviços públicos de qualidade, a insuficiência de oportunidades de inserção social e produtiva, o aumento do desemprego e subemprego, a degradação do meio ambiente, a precarização das condições de vida e o aumento da violência.

A iniciativa dá prioridade às crianças, aos adolescentes e às famílias que vivem em comunidades populares (favelas, assentamentos irregulares, cortiços, periferias) afetadas pela falta de acesso a estruturas básicas e serviços essenciais e pela segregação, que resulta em fragmentação social e territorial e gera tensões, preconceitos e novas violências.

 

 

 

 

Materiais da Plataforma dos Centros Urbanos

unite for children