Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Comunidades populares dos centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF Município Aprovado

 

Como as comunidades podem participar

© UNICEF/BRZ/Samir Baptista

No final de 2008 e início de 2009, o UNICEF convidou todas as comunidades das cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Itaquaquecetuba para participar da Plataforma dos Centros Urbanos. Cada comunidade precisou formar um Grupo Articulador, que se inscreveu formalmente na Plataforma e se comprometeu a participar ativamente da iniciativa por um período de três anos (2009 a 2011).

Os Grupos Articuladores têm a função de organizar as atividades da Plataforma dos Centros Urbanos nas suas comunidades. São eles que fazem as coisas acontecerem, com a ajuda de todas as pessoas que conseguirem mobilizar e com o apoio do UNICEF e de seus parceiros.

São formados por representantes de organizações sociais, meios de comunicação comunitária, conselhos, centros de saúde, escolas, creches, órgãos públicos, redes, movimentos ou grupos não formais que atuam na comunidade e que estão comprometidos com a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Os Grupos devem ser compostos por, no mínimo, oito integrantes, incluindo representantes de:

  • duas organizações sociais ou dois grupos locais (associações comunitárias, núcleos socioeducativos, centros sociais, creches, grupos de mães, grupos culturais ou esportivos, movimentos de mulheres, movimentos negros ou indígenas, etc.);
  • duas instituições do poder público (coordenações regionais, escolas, unidades de saúde, entre outros);
  • dois grupos de adolescentes (movimentos culturais, organizações religiosas, grupos que trabalham com comunicação, etc.);
  • dois grupos ou duas organizações de livre escolha da comunidade.

Esses representantes devem ter:

  • legitimidade e reconhecimento perante a sua comunidade;
  • disponibilidade para realizar as atividades propostas pela Plataforma, durante três anos (2009 a 2011);
  • capacidade de articular, gerir e mobilizar ações e pessoas em torno de metas concretas.

Para participar da Plataforma dos Centros Urbanos, nesta primeira etapa, o Grupo Articulador deve ter-se inscrito entre os dias 16 de fevereiro e 13 de março de 2009.

As inscrições já foram encerradas

 

 

 

 

Materiais da Plataforma dos Centros Urbanos

unite for children