Quem somos

UNICEF no Brasil

UNICEF no mundo

Trabalho no UNICEF

 

UNICEF no mundo

Coordenadora de programas do UNICEF em momento de recreação com crianças em campo de desabrigados na Indonésia
© UNICEF/HQ05-0320/Josh Estey
Crianças brincam com professora em campo para desabrigados em Banda Aceh, Indonésia. O campo, apoiado pelo UNICEF, foi construído após os tsunamis que assolaram o sul da Ásia em 26 de dezembro de 2004.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF – foi criado no dia 11 de dezembro de 1946, por decisão unânime da Assembleia Geral das Nações Unidas. Os primeiros programas do UNICEF forneceram assistência emergencial a milhões de crianças no período pós-guerra na Europa, no Oriente Médio e na China.

Com a reconstrução da Europa, alguns países decidiram que a missão do UNICEF estava cumprida. No entanto, as nações mais pobres argumentaram que as Nações Unidas não podiam ignorar as crianças ameaçadas pela fome e pela doença em outros países. Em 1953, o UNICEF tornou-se órgão permanente do sistema das Nações Unidas e teve seu mandato ampliado para atender as crianças de todo o mundo em desenvolvimento.

O UNICEF, que tem sua sede central em Nova Iorque, realiza suas tarefas por meio de oito escritórios regionais e outros 126 escritórios espalhados pelo mundo, atendendo a 191 países e territórios. O UNICEF também conta com o apoio de 36 Comitês Nacionais que funcionam, principalmente, nos países desenvolvidos. Os Comitês Nacionais arrecadam fundos com a ajuda de voluntários e também vendem os cartões e produtos do UNICEF.

 

 
unite for children