Quem somos

UNICEF no Brasil

UNICEF no mundo

Trabalho no UNICEF

 

Lázaro Ramos

© Jackeline Nigri

Lázaro Ramos foi nomeado Embaixador do UNICEF no Brasil no dia 8 de julho de 2009, em cerimônia no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro.

O ator foi escolhido pelo UNICEF pela credibilidade que tem perante seu público e pela vinculação que consegue fazer entre sua agenda profissional – cheia de compromissos – e uma agenda social dedicada aos direitos de crianças e adolescentes brasileiros, principalmente aqueles em maior situação de vulnerabilidade. Lázaro conjuga o talento artístico com as qualidades pessoais para dialogar com a sociedade sobre o problema das desigualdades, do racismo e dos efeitos disso para todos.

Bastante conhecido nos meios culturais de Salvador e por seu trabalho no Bando de Teatro Olodum, ele alcançou o reconhecimento nacional por seu desempenho no cinema e, posteriormente, agregou mais popularidade com sua presença marcante em diversos programas e novelas na TV Globo.

Além de seu trabalho como ator, Lázaro produz, dirige e apresenta o programa semanal Espelho, exibido pelo Canal Brasil. Espelho é um programa de entrevistas sobre a cultura e a realidade negra brasileira. A valorização da diversidade é o tema central do programa.

Por conta de seu comprometimento com as questões sociais, Lázaro Ramos está envolvido em diversos projetos. Na cidade do Rio de Janeiro, ele procura envolver os estudantes do curso de audiovisual da Cufa (Central Única de Favelas) na produção do seu programa Espelho. A Cufa é uma ONG que trabalha em comunidades vulneráveis para promover a capacitação de crianças e adolescentes. Em 2008, Lázaro criou o projeto Ler é Poder, uma iniciativa de incentivo à leitura para crianças que moram em bairros da periferia de Salvador. Até o momento, já foram inauguradas cinco bibliotecas em diferentes bairros.

Lázaro Ramos nasceu no dia 1º de novembro de 1978, em Salvador, Bahia. Cresceu num bairro de classe média baixa e nele vivenciou e observou a realidade da qual fazia parte. Hoje, sua atuação profissional é impregnada por uma reflexão positiva sobre sua própria história de vida.

 

 
unite for children