Quem somos

UNICEF no Brasil

UNICEF no mundo

Trabalho no UNICEF

 

UNICEF no Brasil

O UNICEF e a garantia dos direitos da infância e da adolescência no Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. O UNICEF participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno, da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, do movimento pelo acesso universal à educação, dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil.

O UNICEF acredita que, por meio da ação conjunta, é possível superar as iniquidades que ainda impedem o desenvolvimento pleno de meninas e meninos no Brasil. Por isso, constrói seu plano de cooperação com o País juntamente com os governos, a sociedade civil, e ouvindo também crianças e adolescentes. Foi dessa forma que a organização elaborou o seu programa para o período 2012-2016.

Atualmente, grande parte das ações do UNICEF no Brasil está estruturada em torno de três plataformas de trabalho, que têm como base de atuação territorial: o Semiárido, a Amazônia Legal brasileira e os centros urbanos. Por meio do Selo UNICEF Município Aprovado, o UNICEF fomenta compromissos para a garantia dos direitos de crianças e de adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal brasileira, com o objetivo de reduzir as desigualdades dessas regiões com relação ao restante do País. Nos centros urbanos, o UNICEF atua com foco na redução das desigualdades intramunicipais, por meio da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

No âmbito dessas plataformas de trabalho, parcerias são estabelecidas para que se garanta a cada menina e menina o direito a sobreviver e se desenvolver; aprender; crescer sem violência; ser protegido e proteger-se do HIV/aids; ser adolescente; ter acesso ao esporte seguro e inclusivo; e ser prioridade absoluta nas políticas públicas.

O público-alvo prioritário do UNICEF são crianças e adolescentes desfavorecidos em razão de práticas discriminatórias, questões étnicas ou raciais, situações de emergência, vulnerabilidade, deficiência, HIV/aids ou violência.

O UNICEF oferece apoio técnico e financeiro a ações e projetos capazes de melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes em situação de risco. Com isso, desenvolve boas práticas e metodologias para promover mudanças de amplo alcance.

Ao mesmo tempo, atua como um grande catalisador de forças, dentro e fora do Brasil, unindo pessoas e organizações e potencializando esforços para que a criança e o adolescente sejam prioridade nas agendas dos governos, sociedade, empresas e mídia.

Os programas do UNICEF dependem integralmente de contribuições voluntárias. Por isso, o UNICEF trabalha para arrecadar recursos, como forma de assegurar os direitos de cada criança e cada adolescente. Todas as pessoas físicas, empresas e instituições podem contribuir com o trabalho do UNICEF no Brasil. Saiba como colaborar.

Conheça o programa de cooperação do UNICEF com o Brasil para o período de 2012-2016.

Confira alguma das principais ações do UNICEF em 2015.

 

 

 

 

Colabore com o UNICEF

   
unite for children