Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

ESPN Brasil, UNICEF e Daniela Mercury lançam “Caravana da Música” no Mato Grosso do Sul

O município de Aquidauana, a 130 quilômetros de Campo Grande (MS), recebe, a partir de amanhã (4/9), a Caravana da Música e a Caravana do Esporte, iniciativas da ESPN Brasil, em parceria com o UNICEF e o Instituto Esporte Educação (IEE). Juntas, as Caravanas vão atender, até o dia 6 de setembro, 1.500 crianças e adolescentes da região e 200 professores da rede pública de ensino. 

A Caravana da Música será lançada oficialmente nos dias 5 e 6 de setembro por sua madrinha, Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF no Brasil e uma das idealizadoras do projeto. “Criar, fazer arte é reinventar a própria vida. A Caravana da Música é alegria, é sonho, é imaginação. É abrir possibilidades para um novo olhar da educação pela arte e cultura. O professor, a criança, o jovem e a comunidade, todos juntos. Que esta semente possa levar todos para um caminho de felicidade”, deseja Daniela.

A Caravana da Música vai disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança, valorizando a cultura popular. "Acreditamos que o estímulo ao auto-conhecimento por meio do domínio do movimento de seu próprio corpo é o início de sua percepção de existência espacial. Esse auto-conhecimento, aliado à cultura, promove o entendimento e a valorização de sua identidade”, conta Adriana Saldanha, diretora da Caravana da Música e da Caravana do Esporte.

Por meio de atividades musicais e de dança, os profissionais da Caravana da Música vão trabalhar, com as crianças e os adolescentes, habilidades como ritmo, atenção, concentração, organização pessoal e trabalho em equipe, possibilitando o desenvolvimento motor e cognitivo. 

A metodologia adotada pela Caravana da Música foi desenvolvida em parceria pela ESPN Brasil, o UNICEF e Daniela Mercury, com apoio do Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser. 

Caravana do Esporte – A Caravana da Música chega para reforçar a Caravana do Esporte, que desde 2005 já levou atividades esportivas como ferramenta de educação a mais de 35 mil crianças e adolescentes e 5 mil professores da rede pública de ensino de 24 cidades, em 12 Estados brasileiros.

Em Aquidauana, as atividades serão desenvolvidas por grandes nomes do esporte nacional, como o ex-técnico da seleção feminina de basquete Antônio Carlos Barbosa, a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Marta Sobral e a ex-integrante da seleção brasileira de vôlei Ida. Também integrarão a equipe a professora de ginástica rítmica Daniela Minelli, os professores de canoagem do Projeto Grael Joana Dutra e Thiago da Silva, os professores de tênis e arte-educadores do Instituto Patrícia Medrado Tota Medrado e Renato da Silva Neto, além dos professores do IEE, presidido por Ana Moser.

A equipe da Caravana do Esporte vai desenvolver clínicas esportivas de vôlei, basquete, atletismo, ginástica e canoagem com 1.200 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e ainda realizar oficinas com 150 professores da rede pública de ensino do município para capacitá-los a dar continuidade ao projeto.

 

 
unite for children