Imprensa

Notícias

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Portas Abertas para a Inclusão inicia novas turmas em 15 capitais brasileiras

Uma iniciativa do UNICEF e do Instituto Rodrigo Mendes, com apoio da Fundação FC Barcelona, o projeto visa garantir, por meio da educação física, o direito de aprender das crianças e dos adolescentes com deficiência

Rio de Janeiro, 2 de abril de 2015 – Abrir as portas das escolas públicas regulares para as crianças com deficiência, garantindo seu direito de aprender e se desenvolver de forma integral. Com esse objetivo, o UNICEF e o Instituto Rodrigo Mendes iniciam a segunda edição do projeto "Portas Abertas para Inclusão", realizado em parceria com a Fundação FC Barcelona.

Até o final deste ano, professores, gestores e técnicos de escolas municipais de 15 capitais brasileiras participarão de um curso sobre educação física inclusiva. A partir da realização de um diagnóstico, serão estimulados a trocar experiências e desenvolver projetos práticos em suas escolas. "Por meio do esporte e da brincadeira, queremos promover o direito das crianças com deficiência de estar na escola, aprendendo e se desenvolvendo com as demais crianças", destaca Rodrigo Fonseca, especialista da área de Esporte para o Desenvolvimento do UNICEF no Brasil.

Em sua primeira edição, entre 2013 e 2014, a iniciativa alcançou mais de 22.500 alunos da rede municipal de ensino nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Ao todo, 324 educadores, gestores e técnicos concluíram um curso semipresencial. Nesta nova etapa, o projeto foi expandido para mais três cidades, e novas escolas estão sendo mobilizadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. O projeto integra as atividades da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do UNICEF para reduzir as desigualdades que afetam a vida das crianças e dos adolescentes nos centros urbanos.

"Observamos que os educadores que participaram do curso inovaram em propostas para incluir todos os alunos nas aulas de educação física. Muitas vezes, graças à ressignificação da educação física, conseguimos mudar a forma de toda a escola compreender e se relacionar com as diferenças humanas, superando desigualdades", completa Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.

Além da formação dos professores, a nova edição será concluída, em 2016, com um guia de experiências de educação inclusiva.

Saiba mais:
• Vídeo de apresentação do projeto: https://youtu.be/Dofuyxwq0ZQ (esse vídeo conta com as seguintes opções de acessibilidade: audiodescrição e Libras)
• Relatório de Impactos da 1ª edição do projeto: http://bit.ly/1DlNwaX
• Educadores relatam suas experiências de educação física inclusiva: http://diversa.org.br/acervo-de-relatos/?tag=304

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes – Fundado em 1994, o Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte. Suas ações visam colaborar para que a escola pública seja capaz de acolher toda e qualquer criança. Para isso, desenvolve programas de pesquisa, produção de conhecimento e formação sobre educação inclusiva. Mais em www.institutorodrigomendes.org.br

Sobre a Fundação FC Barcelona – Desde sua constituição em 1994, a Fundación FC Barcelona tem sido uma fonte inesgotável de participação cidadã para as numerosas atividades sociais, culturais e esportivas que a Fundação tem levado a cabo. A partir de 2006, a FCB adere aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pelas Nações Unidas. Com base na experiência adquirida no campo do esporte e de seus valores, propõe um programa de atuação focado em transmitir a crianças e adolescentes valores positivos, tomando a prática esportiva como meio para promover seu crescimento sadio e equilibrado. Mais em http://foundation.fcbarcelona.com

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para transformar esse nosso compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações para a imprensa:
Instituto Rodrigo Mendes
Aline Santos
E-mail: aline@institutorodrigomendes.org.br
Telefones: (11) 3726 4468 e 4617 4971

UNICEF
Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Telefones: (21) 98237 0856

 

 
unite for children