Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF realiza sua maior operação de assistência humanitária em apenas um mês

Uma quantidade sem precedentes suprimentos de emergência distribuída a crianças afetadas por um número recorde de crises

Copenhague/Genebra/Nova Iorque, 26 de agosto de 2014 – Neste mês de agosto, o UNICEF expediu 1.000 toneladas de bens essenciais para crianças afetadas pelas crises mais urgentes em todo o mundo – o que constitui a maior operação de ajuda humanitária da história da organização em apenas um mês. A quantidade distribuída daria para lotar 19 aviões jumbo de carga.

"O envio maciço do UNICEF responde a uma necessidade de proporções igualmente maciças em vários países ao mesmo tempo", informou Shanelle Hall, diretora de Suprimentos e Operações Logísticas do UNICEF. "Agora, é essencial manter os corredores humanitários abertos para que esses bens continuem a chegar às crianças que deles precisam desesperadamente."

Antevendo a necessidade de redobrar esforços perante o conflito no Iraque e o surto de ebola na África Ocidental, o UNICEF conseguiu fretar a maior quantidade possível de voos charter. Em 27 dias, o armazém central da organização em Copenhague enviou 33 cargas com bens de emergência para as regiões mais conturbadas do mundo:

  • A República Centro-Africana recebeu 26 toneladas de equipamentos médicos, vacinas, rações de alimentos de emergência e material para cavar poços de água. Entre os medicamentos essenciais, contam-se os suprimentos antimaláricos, que têm sido cruciais para a proteção das crianças contra a principal causa de mortalidade do país.
  • As famílias e crianças deslocadas no noroeste do Iraque receberam 500 toneladas de ajuda, incluindo rações de alimentos de emergência, água, artigos médicos, tendas e alimentos terapêuticos prontos para o uso. O UNICEF despachou mais de 4 milhões de doses de vacinas contra a pólio que vão proteger a saúde das crianças, na sequência do reaparecimento da doença devido à ruptura dos sistemas de saúde na vizinha Síria.
  • A intervenção na Libéria para conter o surto de ebola foi reforçada com 248 toneladas de suprimentos enviados pelo UNICEF, tais como luvas de látex, óculos de segurança e roupas especiais para proteger os técnicos de saúde, desinfetante de cloro concentrado e uma série de medicamentos essenciais. O UNICEF está também ajudando o governo a avaliar a cadeia de abastecimento do país, que se encontra no limite devido à crise.
  • O Estado da Palestina recebeu 3,5 milhões de toneladas de suprimentos, sobretudo medicamentos essenciais enviados a Gaza para reabastecer os hospitais e centros de saúde danificados pelo conflito. O UNICEF enviou também vacinas essenciais para proteger as crianças que ficam especialmente vulneráveis durante os deslocamentos maciços da população.
  • O Sudão do Sul recebeu 34 toneladas de suprimentos nutricionais e outros gêneros de primeira necessidade, incluindo alimentos terapêuticos prontos o uso por crianças vulneráveis, das quais 50 mil correm o risco de morrer devido à desnutrição. Quase um milhão de crianças com menos de 5 anos no Sudão do Sul precisam de tratamento para desnutrição aguda neste ano.
  • Na Síria, a resposta do UNICEF, que começou com o envio de cargas aéreas há quatro anos, evoluiu para um fluxo regular de envios de suprimentos, que em agosto incluiu 89 toneladas de pastilhas de purificação de água e kits de educação. O UNICEF também está enviando mais de 156 toneladas de suprimentos de saúde, educação e para o abastecimento de água para as famílias sírias deslocadas no Líbano e na Jordânia. Os preparativos para o inverno já estão em marcha e a organização está armazenando roupas e agasalhos para as crianças, adquiridos de fornecedores na região.

"Durante crises múltiplas desta magnitude, as crianças devem estar em primeiro lugar. O UNICEF está empenhado em manter este rumo. Enquanto as crianças precisarem de ajuda, continuaremos levando a cabo estas operações de abastecimento urgentes, complexas e em larga escala", disse Hall.

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para transformar esse nosso compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Você também pode ajudar, faça uma doação agora.

Para mais informações:
Joan Howe, UNICEF Copenhague
Telefone: + 45 29 65 71 94
E-mail: jhowe@unicef.org

Chris Tidey, UNICEF Genebra
Telefone: + 41 79 204 2345
E-mail: ctidey@unicef.org

Marixie Mercado, UNICEF Nova Iorque
Telefones: + 1 212 326 5188 ou + 1 917 213 5188
E-mail:mmercado@unicef.org

 

 
unite for children