Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Campanha do UNICEF e Save the Dream pede que as pessoas denunciem a violência contra crianças e adolescentes

Mais de 3,8 mil ligações foram realizadas por meio do aplicativo Proteja Brasil para o Disque 100 e outras organizações de proteção da criança

Brasília/Rio de Janeiro, 20 de junho de 2014 – A campanha Está em suas mãos proteger vem pedindo as pessoas que liguem para o Disque 100 e outras organizações especializadas na proteção de crianças e adolescentes. 

Desde o lançamento da campanha, no último dia 18 de maio, mais de 3,8 mil ligações foram realizadas para esses serviços por meio do aplicativo Proteja Brasil. Dessas, 2.959 denúncias foram feitas ao Disque 100; e 857 ligações foram feitas para outras instituições, como delegacias especializadas e conselhos tutelares.

A tecnologia é o elemento central da campanha do UNICEF lançada em parceria com o Save the Dream – uma iniciativa conjunta do International Centre for Sport Security (ICSS) e o Comitê Olímpico do Catar. O objetivo da mobilização é ajudar a prevenir casos de violência e discriminação contra meninos e meninas durante a Copa do Mundo.

O Proteja Brasil é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da organização CEDECA/BA e foi desenvolvido de forma voluntária por uma empresa de jovens empreendedores digitais, a IlhaSoft.  Até agora, mais de 30 mil downloads do aplicativo foram realizados, e a meta é chegar a 50 mil ao final da Copa.

"A melhor estratégia para enfrentar a violência contra crianças e adolescentes é a prevenção. E só poderemos prevenir se contarmos com o envolvimento não apenas do governo, mas também de toda a sociedade", diz Casimira Benge, chefe do Programa de Proteção do UNICEF no Brasil.

"A campanha aproveita o fato de o Brasil ser o quarto país do mundo em número de smartphones, para transformar essa tecnologia em uma aliada da luta contra as violações de direitos", explica Casimira. No Brasil, existem aproximadamente 67 milhões de aparelhos smartphones, segundo dados da International Data Corporation (IDC).

Casimira afirma que uma das violações que mais preocupam o UNICEF é o trabalho infantil. Dados do IBGE relevam que há no Brasil cerca de 3 milhões de meninos e meninas, na faixa etária dos 10 aos 17 anos, em situação de trabalho infantil. Segundo ela, o trabalho infantil pode ser uma porta aberta para outros tipos de violação, como a violência física e psicológica, a negligência e até a violência sexual. 

"O trabalho infantil para muitos não é uma violação de direitos. Sendo visto antes como um valor moral. Talvez, por isso, seja uma das violações menos denunciadas. Temos, entretanto, que mudar essa mentalidade", conclui Casimira.

"Estamos orgulhosos de ser parceiros da campanha Está em suas mãos proteger, ao lado do UNICEF e do Governo do Brasil. Graças ao apoio do Save the Dream, um trabalho importante para proteger crianças e jovens durante grandes eventos esportivos pode ser realizado em todo o Brasil", diz Mohammed Hanzab, presidente do ICSS e criador do Save the Dream. "Garantir que os membros mais jovens da nossa sociedade estejam a salvo de danos é uma responsabilidade compartilhada de suma importância. O Save the Dream está empenhado em proteger a essência do esporte para assegurar que os crimes de violência, abuso, injustiça e discriminação não encontrem lugar no meio esportivo", afirma Hanzab.

Falando por meio de um link de vídeo durante a coletiva à imprensa no Brasil, Alessandro Del Piero, campeão da Copa do Mundo da FIFA 2006 e embaixador do Save the Dream, disse: "Eu tenho orgulho de ser o capitão do time de atletas embaixadores do Save the Dream e sou apaixonado por manter vivo o sonho do esporte justo e limpo. Os valores positivos que aprendi do esporte devem ser sempre promovidos, especialmente durante um megaevento internacional como a Copa do Mundo da FIFA™."

A campanha Está em suas mãos proteger é parte da iniciativa global do UNICEF #ENDViolence e uma contribuição para a Agenda de Convergência – uma iniciativa brasileira realizada pelo governo (nos níveis federal, estadual e municipal), sociedade civil, setor privado e agências das Nações Unidas, como o UNICEF, para fortalecer o sistema de proteção à criança e ao adolescente durante os megaeventos.

Sobre o UNICEF
O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para transformar esse nosso compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Sobre o Save the Dream
Save the Dream é uma iniciativa do International Centre for Sport Security (ICSS) e do Comitê Olímpico do Catar, apoiado pelo parceiro tecnológico Ooredoo. O programa é uma campanha global que tem como objetivo educar, promover e proteger os valores fundamentais do esporte para os jovens e eliminar a corrupção, a violência e a discriminação no meio esportivo.

Sobre o International Centre for Sport Security (ICSS)
ICSS é uma organização internacional, independente e sem fins lucrativos. Com o objetivo de melhorar a segurança, a proteção e a integridade no mundo do esporte, o ICSS trabalha com governos, federações, clubes, ligas e organizadores de eventos. O ICSS fornece experiência, serviços e conhecimento global – assessorando sobre segurança de eventos e local, segurança estratégica e investigações sobre corrupção no esporte.

Para saber mais sobre a campanha Está em suas mãos proteger e sobre o aplicativo Proteja Brasil, acesse nossa seção Multimídia.

Para ter acesso a B-Roll sobre proteção da criança no Brasil: http://uni.cf/teamunicefexternal

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Estela Caparelli
Telefones: +55 61 3035 1963; 8166 1648 e 8168 8669
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Jill Van den Brule
Telefone: + 1 917 224 88 68
E-mail: jvandenbrule@unicef.org

Alexandre Amorim
Telefones: + 55 61 3035 1947 / 8166 1636
E-mail: aamorim@unicef.org

ICSS/Save the Dream
Will Shand
Telefone:  +974 333 416 55
E-mail: will.shand@theicss.org

Nidhi Eipe
Telefone: +974 5501 4264
E-mail: nidhi.eipe@theicss.org

 

 
unite for children