Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Declaração do UNICEF sobre o Dia Mundial do Refugiado: Em fuga e em risco

As crianças que procuram refúgio têm o mesmo direito a proteção e apoio de toda criança

Nova Iorque, 20 de junho de 2014 – Enquanto a violência flagela a Síria e outros países da região, um número recorde de crianças deslocadas está procurando refúgio na Europa, o que as coloca ainda em maior risco, devido ao perigo que a travessia do Mediterrâneo representa e à incerteza quanto ao que as espera nos países de acolhimento. Visto que na "estação dos barcos" o número de pessoas que tentam a sua sorte para chegar à Europa aumenta, espera-se que aumente também o número de crianças refugiadas.

As crianças refugiadas, muitas delas desacompanhadas, são muitas vezes detidas em condições que não são seguras ou adequadas. Elas são também muito mais vulneráveis a abuso, exploração e outras violações dos seus direitos.

Toda criança tem direito a proteção conforme estabelecido na Convenção sobre os Direitos da Criança; poucas precisam tanto dessa proteção quanto as crianças refugiadas. No Dia Mundial do Refugiado, o UNICEF apela aos governos para que proporcionem à criança refugiada os mesmos cuidados, serviços, dignidade e proteção que são devidos a todas as outras crianças.

Sem ter qualquer espécie de culpa, essas crianças já passaram por traumas que ultrapassam a capacidade de qualquer pessoa; ao procurar um porto seguro, elas deveriam receber exatamente isso.

Sobre o UNICEF
O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para transformar esse nosso compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

 

 
unite for children