Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Premier alemã, Angela Merkel, encontra-se com 150 crianças participantes de projeto focado na prática do esporte seguro e inclusivo

A visita ocorreu em evento organizado por agentes da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, da Associação Alemã de Futebol, da Prefeitura de Salvador e pelo parceiro do UNICEF Instituto Fazer Acontecer (IFA)

Salvador/Brasília, 16 de junho de 2014 – Cento e cinquenta crianças e adolescentes de comunidades da cidade de Salvador receberam a visita da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, nesta segunda-feira, nas quadras esportivas da praia da Boca do Rio, na capital baiana.

Os meninos e as meninas participaram do "Festival da Bola", que acontece em Salvador, e também nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, entre os dias 9 de junho e 13 de julho. O evento faz parte do projeto em curso voltado para o esporte para o desenvolvimento, de iniciativa do governo alemão por meio do seu Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e implementado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH), com as prefeituras de cada uma daquelas cidades e organizações da sociedade civil locais e com a associação alemã de futebol – a Deutscher Fussbal-Bund (DFB).

Em Salvador, os parceiros da iniciativa são a Prefeitura de Salvador e o Instituto Fazer Acontecer (IFA), parceiro do UNICEF para a promoção do esporte seguro, educativo e inclusivo.

O IFA iniciou suas atividades em 2004 e atende atualmente cerca de 500 jovens com idades entre 10 e 18 anos na capital e no interior da Bahia. Além de oferecer a prática de esportes como futebol, vôlei, basquete, capoeira e outras modalidades, o projeto oferece aos participantes a formação em cidadania, cujas aulas são ministradas pelos próprios alunos já formados.

O IFA também é parceiro do UNICEF no fortalecimento da Rede de Jovens e Adolescentes pelo Direito ao Esporte (Rejupe), iniciativa do UNICEF criada para incentivar a participação de adolescentes das 12 cidades sedes da Copa na defesa e promoção do esporte como um direito, bem como na consolidação de propostas de políticas públicas para a construção de um legado social positivo dos megaeventos esportivos.

A iniciativa de esporte para o desenvolvimento liderada pelo governo alemão baseia-se na experiência bem-sucedida do projeto 'Desenvolvimento da Juventude pelo Futebol’, desenvolvido na África do Sul, e também nas lições aprendidas em projetos pilotos implementados em todo o mundo pelos agentes da cooperação alemã para o desenvolvimento.

Direito ao Esporte – No Brasil, o esporte é um direito reconhecido por lei. Entretanto, nem todas as crianças e adolescentes têm acesso a ele. Apenas uma em cada três escolas de ensino fundamental do País possui quadras esportivas, por exemplo. Nas regiões Norte e Nordeste, essa relação é ainda menor: só uma em cada dez escolas tem o equipamento.

Para o UNICEF, o esporte contribui com a garantia de outros direitos, como o de aprender e permanecer na escola, de se desenvolver de forma saudável, de crescer sem violência, de contribuir com a superação de conflitos e preconceitos presentes na vida de milhares de meninos e meninas. 

Por essa razão, tem utilizado a paixão pelo esporte para promover o esporte seguro e inclusivo para todas as crianças e todos os adolescentes por meio de duas iniciativas que fazem parte da estratégia global guarda-chuva #TeamUNICEF (Time UNICEF):

  • Podemos ser ainda melhores (#aindamelhores), campanha do UNICEF para o Brasil, lançada no último dia 5 de junho.
  • Vamos Jogar (#VamosJogar), iniciativa do UNICEF regional para América Latina e o Caribe.

Sobre o UNICEF
O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para transformar esse nosso compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Alexandre Amorim
Telefones: (+55 61) 3035 1947 e 8166 1636
E-mail: aamorim@unicef.org

Jill Van den Brule
Telefones: (+55 61) 3035 1944
E-mail: jvandenbrule@unicef.org

Fotos: © UNICEF/BRZ/Manuela Cavadas

 

 
unite for children