Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Neoenergia e UNICEF vão conscientizar adolescentes do Semiárido sobre uso racional e seguro de energia

Parceria também levará para três capitais do Nordeste exposição internacional sobre os desafios da infância ao redor do mundo

Brasília, 5 de junho de 2014 – O UNICEF e o Grupo Neoenergia firmam nesta quinta-feira (5/6), no Rio de Janeiro, uma parceria para transformar os indicadores sociais do Semiárido brasileiro. O Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte), promoverá ações de conscientização com adolescentes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. A iniciativa fará parte do Selo UNICEF Município Aprovado, que há 14 anos promove políticas públicas para assegurar os direitos dos jovens e a melhoria de indicadores sociais na região do Semiárido Brasileiro. Dos 585 municípios do Semiárido desses três Estados, 459 participam do programa do Selo UNICEF. Nessas localidades, vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes.

“O Semiárido é onde se apresentam as maiores desigualdades sociais do País. Como os Estados em que atuamos fazem parte da agenda prioritária do UNICEF, estamos somando esforços para contribuir com a garantia de direitos das crianças e adolescentes da região. Os adolescentes serão grandes aliados na mudança de comportamento no uso da energia, evitando desperdícios e acidentes”, afirma Solange Ribeiro, presidente do Grupo Neoenergia. A parceria faz parte do Programa Anual de Eficiência Energética das distribuidoras, regulado pela Aneel.

A metodologia do Selo UNICEF prevê a realização de ações de comunicação para o desenvolvimento e mobilização social; capacitação de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.

“Com apoio dos nossos parceiros, trabalhamos para que cada criança tenha seus direitos assegurados e o reflexo disso não se dá apenas sobre ela, mas também sobre a família e a comunidade onde vive. Entendo que o engajamento de parceiros corporativos com a causa da infância é um diferencial valioso para as empresas, que passam a ser agentes responsáveis no desenvolvimento de um mundo muito melhor, não só para nossas crianças e adolescentes, mas para todos nós”, avalia Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

Exposição
A aliança entre Neoenergia e UNICEF também levará a três capitais do Nordeste (Salvador, Recife e Natal) a Mostra Ilumanidade. Luz para cada vida. Luz para toda vida. A Mostra procura provocar sensações nos visitantes para que eles compreendam a dimensão das desigualdades que afetam as crianças e sintam-se estimulados a participar, junto com o UNICEF, de ações para a redução das desigualdades e para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

As crianças poderão experimentar outras realidades e serão estimuladas a refletir sobre o que é, por exemplo, carregar um balde de água por 6 quilômetros todos os dias ou sentir, por meio de uma boneca, o peso de uma criança subnutrida, realidade de algumas comunidades indígenas no Brasil

O Grupo Neoenergia terá um estande dedicado a orientar os visitantes sobre o uso racional e seguro de energia elétrica. Por meio de jogos virtuais, vídeos e distribuição de brindes, a concessionária conscientizará adultos e crianças sobre a importância do combate ao desperdício de energia. Além disso, mostrará que cuidados simples, adotados no dia a dia são fundamentais para evitar acidentes. Ao final da exposição, as pessoas que contribuírem com o trabalho do UNICEF vão receber uma lâmpada LED, bastando para isso apresentar a conta de energia do mês anterior à exposição.

A mostra gratuita passará por Natal (no Natal Shopping, de 17 a 29 de junho), Salvador (Salvador Shopping, de 16 a 30 de julho) e Recife (Shopping Rio Mar, de 2 a 15 de agosto).

São apoiadores da exposição o Salvador Shopping, na capital baiana, e o Shopping RioMar, no Recife.

Sobre a Neoenergia
A Neoenergia está entre os 40 maiores grupos privados do País. Presente em 13 Estados, atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na área de geração, possui capacidade instalada de 4.010 MW entre usinas em operação e em construção. Em 2013, o Grupo concluiu a construção de 10 parques eólicos no Nordeste (7 no Rio Grande do Norte e 3 na Bahia) por meio de joint venture com a Iberdrola. Entre os empreendimentos em construção, destacam-se Teles Pires (1.820 MW), na divisa do Mato Grosso e o Pará; e Baixo Iguaçu (350,2 MW), no Sudoeste do Paraná.
Na área de distribuição, é o maior grupo privado do País em número de clientes, com 10 milhões de unidades consumidoras no Nordeste (Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

Sobre o UNICEF
O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para transformar esse nosso compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

 

 
unite for children