Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes e jovens definem estratégia de ação pelo direito ao esporte seguro e inclusivo

Brasília/Fortaleza, 26 de maio de 2014 – Nesta terça-feira, dia 27 de maio, cerca de 30 adolescentes, jovens e educadores de 10 das 12 cidades-sede da Copa, além de de São Luís, estarão em Fortaleza para a Reunião Nacional da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe). O encontro integra a programação do evento "Brasil 2014 – um jogo, uma visão, um mundo", um festival internacional de futebol educativo realizado entre os dias 27 e 31 de maio, com mais de cem participantes de nove países, representantes de projetos que utilizam o esporte como estratégia de mobilização para incidência política e promoção do desenvolvimento social e humano.

Durante a reunião da Rejupe, os participantes da rede discutirão os planos locais de ação para o período de 2014 a 2016 e definirão estratégias para mobilizar adolescentes, jovens, governo, sociedade civil e setor privado pelo direito ao esporte seguro e inclusivo, além de pactuarem os novos rumos da rede após a Copa do Mundo. Estarão presentes integrantes dos núcleos da Rejupe das seguintes unidades da federação: Amazônia, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. A reunião será coordenada pelo UNICEF.

Após a reunião da Rejupe, os participantes continuam em Fortaleza para participar do Festival Internacional, promovido pelas redes FAG (Futebol para Aprendizagem Global) e Rejupe, sob a coordenação executiva do Instituto Formação (organização não-governamental maranhense), Kickfair (organização não governamental alemã) e Rejupe-CE. A realização do festival conta com apoio dos seguintes parceiros: Assembleia Legislativa do Ceará, CUCA Barra, Embaixada Alemã, GIZ – Projeto Futebol para o Desenvolvimento, Governo do Estado do Ceará, Ministério do Esporte, Ministério do Interior da Alemanha, Prefeitura Municipal de Fortaleza, UFC, UFMA e UNICEF.

Programação
A programação do festival começa na manhã do dia 27 de maio (terça) com a cerimônia de abertura na Assembleia Legislativa do Ceará. Ao longo do dia, serão realizadas reuniões das diferentes redes presentes no festival, inclusive da Rejupe. No final da tarde está prevista a abertura da Exposição Futebol Aprendizagem Global e o lançamento da mascote do festival, a Asa Branca.

No dia 28 (quarta), serão organizados painéis e grupos de trabalho que vão discutir diferentes temas relacionados ao esporte educativo e desenvolvimento.

A programação do dia 29 (quinta) está reservada ao III Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos. Pela manhã, a Rejupe apresenta o painel "Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo – ativismo e prática para incidência política e mudanças de gerações: perspectivas de lideranças juvenis". A parte da tarde está reservada para uma série de oficinas sobre esporte e desenvolvimento, que serão ministradas em diversos núcleos da Rede CUCA – Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciências e Esporte, espalhados pela cidade.

No dia 30 (sexta), será realizado, na Praia de Iracema, o Torneio Internacional Futebol Aprendizagem Global, que contará com a participação dos jovens dos noves países da Rede FAG. Paralelo ao torneio, haverá atividades abertas em quadras montadas pela organização do festival para alunos de escolas públicas e demais interessados em conhecer de perto a metodologia dos Três Tempos no futebol de rua.

O encerramento da programação ocorre no dia 31 (sábado), no auditório da Assembleia Legislativa, com o painel "Da COPA às OLIMPÍADAS – legados, efeitos, agenda comum".

A programação completa do festival está disponível online pelo link: http://bit.ly/1ra2GLp

Sobre a Rejupe
Uma iniciativa do UNICEF, impulsionada com vários parceiros no País, a Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe) é um fórum de participação e integração formado por adolescentes e jovens brasileiros com o objetivo de consolidar ações de defesa e promoção do direito ao esporte seguro e inclusivo, para todas as crianças e adolescentes do Brasil, assim como iniciativas que incidam diretamente no planejamento e construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos desta década.

A Rede está presente em 13 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Mais informações: www.rejupe.org.br ou www.facebook.com/rejupe.

Mais informações:
Gabriela Goulart Mora
Oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do UNICEF
E-mail: gmora@unicef.org
Telefone: (61) 8124 0942

 

 
unite for children