Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF facilita cooperação governamental entre Brasil, Jamaica e Belize

© UNICEF
A prefeita de Kingston, Angela Brown-Burke, e suas assessoras também baixaram o aplicativo Proteja Brasil, que ajuda a denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes.

Brasília, 23 de maio de 2014 – A unidade de cooperação sul-sul horizontal do UNICEF no Brasil recebeu nesta semana, em Salvador, a prefeita de Kingston (Jamaica), Angela Brown-Burke. Essa missão deu continuidade às atividades de cooperação horizontal entre os municípios de Kingston e Salvador e a missão de prospecção realizada em parceria com o governo brasileiro entre os dias 5 e 9 de maio na Jamaica.

Como resultado concreto da missão no início deste mês, na última quinta-feira, dia 22 de maio, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e a prefeita de Kingston assinaram um Memorando de Entendimento, tornando Salvador e Kingston cidades irmãs na proteção dos direitos das crianças e no combate às desigualdades de gênero e raça. Com esse memorando, Salvador e Kingston vão desenvolver um plano de trabalho conjunto de forma a implementar intervenções que utilizem os benefícios do turismo em prol da comunidade local, com foco na proteção social de crianças, jovens e mulheres.

Ainda como parte das atividades de cooperação sul-sul entre o Brasil e a Jamaica, o UNICEF receberá, entre os dias 25 e 31 de maio, uma missão de oficiais do governo jamaicano e profissionais do escritório em Kingston, incluindo o representante do UNICEF na Jamaica, Mark Connolly, para conhecer políticas e programas brasileiros em governança local e, também, as iniciativas do UNICEF Plataforma dos Centros Urbanos e Selo UNICEF Município Aprovado. Nessa missão, eles vão visitar projetos no Rio de Janeiro, Salvador e Paulo Afonso, um dos municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, e que aderiu ao Selo UNICEF na atual edição de 2013-2016. Essa é uma iniciativa para levar as boas práticas desenvolvidas no Brasil a países enfrentando problemas similares, criando o Selo Sem Fronteiras.

Além da missão em governança local, o UNICEF vai receber outra delegação de oficiais governamentais jamaicanos e profissionais do escritório em Kingston para tratar de temas relacionados à saúde de adolescentes. Essa delegação vem ao Brasil não só para aprender sobre políticas e programas brasileiros no Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza, mas também para compartilhar boas práticas e desafios de projetos relacionados ao HIV/aids, como o Bashy Bus, um ônibus que roda por Kingston fazendo testes rápidos em jovens. Esse projeto é similar ao Fique Sabendo Jovem, e ambos trocarão experiências e estratégias para superar desafios em um Seminário Internacional promovido pelo UNICEF.

Ainda como parte da cooperação horizontal sul-sul, o UNICEF recebe, entre os dias 25 e 31 de maio, uma delegação de oficiais do governo de Belize e profissionais do escritório de Belize, incluindo o representante do UNICEF em Belize, Ivan Yerovi, que também virão ao Brasil para aprender sobre políticas públicas e programas na área de saúde para adolescentes, com o propósito de desenvolver um programa de cooperação governamental com o Brasil, facilitado pelo UNICEF.

Para mais informações sobre o programa de cooperação horizontal sul-sul do UNICEF no Brasil, entre em contato com
Tamara Santos
E-mail: tsantos@unicef.org
Telefone: (55 61) 3035 1911

 

 
unite for children