Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF nomeia Parreira Campeão pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo

A nomeação aconteceu nesta quinta-feira durante o lançamento da iniciativa “Educar pelo Futebol – Meu time é nota 10”, no Rio de Janeiro

© UNICEF/BRZ/Alexandre Magno Amorim
Parreira veste camisa do UNICEF para conquistar vitórias para 57 milhões de crianças brasileiras.

Brasília/Rio de Janeiro, 22 de maio de 2014 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nomeou nesta quinta-feira, dia 22 de maio, o coordenador técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira, Campeão do UNICEF pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo. Com a nomeação, Parreira passa a fazer parte do time de celebridades que apoiam o trabalho do UNICEF no Brasil na defesa e promoção dos direitos da infância e da adolescência.

"Para nós, do UNICEF, é uma grande honra e alegria ter Parreira como aliado pelos direitos de todas as crianças e todos os adolescentes. Acreditamos que a paixão pelo futebol e a vibração da torcida brasileira podem unir mais e mais pessoas para que o direito ao esporte seja garantido, de forma segura e inclusiva, na vida de todos os meninos e meninas", disse Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

Após assinar a carta de compromisso pela promoção do direito ao esporte na infância e adolescência e vestir a camisa do UNICEF, Parreira lembrou-se da sua história: "Venho do subúrbio do Rio de Janeiro, onde estudei numa escola em que não havia quadra esportiva. O futebol inspira nossas crianças. Eu vejo, com meus netos, como a bola hipnotiza. Fico feliz de estar com o UNICEF e poder contribuir para que o direito ao esporte seja garantido para mais e mais crianças e adolescentes".

Ao final, Parreira dedicou sua nomeação às crianças e aos adolescentes do mundo: "Há milhares e milhares de meninos e meninas que lutam a cada dia para ter assegurado os seus direitos mais básicos. É para cada um desses meninos e meninas craques anônimos que quero dedicar a alegria e a honra deste momento. É para eles e por eles que visto esta camisa e assumo o compromisso de estar neste time e colaborar com o trabalho do UNICEF".

A nomeação de Parreira ocorreu durante o lançamento do programa Educar pelo Futebol – Meu time é nota 10, do qual o coordenador técnico é padrinho. Uma parceria entre o UNICEF e a Universidade do Futebol, com o apoio da Fundação FC Barcelona, a iniciativa é um programa de capacitação online para treinadores e gestores de clubes de futebol, treinadores em escolinhas de futebol, agentes sociais e comunitários e professores da rede escolar.

A ideia é prepará-los para ministrar aulas de futebol com fins educativos, com foco na melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além dos fundamentos da modalidade (técnica, tática, inteligência coletiva de jogo, etc.), o conteúdo do programa aborda temas como direito ao esporte seguro e inclusivo, trabalho em equipe, solidariedade, liderança, autonomia, senso crítico e respeito aos companheiros e adversários, entre outros. A capacitação é gratuita e tem a duração de três meses.

Ao final do curso, os participantes receberão certificado do UNICEF, Universidade do Futebol e Fundação Barcelona. Para o diretor da Universidade do Futebol, Eduardo Tega, o futebol tem potencial para produzir muito mais do que craques e títulos mundiais. "Há milhões de praticantes de futebol, mas apenas uma a cada 3 mil crianças atinge o esporte de alto rendimento, gerando muito mais frustrações do que talentos. Por isso, aqueles que ensinam futebol não podem só valorizar o rendimento, deixando de lado valores fundamentais para a formação e desenvolvimento humanos", disse Tega.

Sobre a Universidade do Futebol – A Universidade do Futebol tornou-se líder no Brasil no processo de incentivo e estímulo ao estudo e pesquisa do futebol em todas as suas dimensões, contribuindo para o seu desenvolvimento. É uma instituição brasileira de ensino e disseminação do conhecimento do futebol fundada em 2003 e que hoje conta com o reconhecimento de toda a comunidade que estuda o futebol. Tem como missão ser referência brasileira e mundial no ensino e práticas de qualificação profissional no futebol, da dimensão socioeducacional ao alto rendimento. Mais informações: http://www.universidadedofutebol.com.br

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é uma agência da ONU que tem como mandato assegurar que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Com presença em 190 países, é referência mundial em conhecimento e ações de desenvolvimento relacionados à infância e adolescência, credibilidade construída a partir do desenvolvimento e intercâmbio de boas práticas.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Alexandre Amorim
Telefone: +55 61 3035 1947
E-mail: aamorim@unicef.org

Immaculada Prieto
Telefone: +55 21 3147-5700
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children