Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Políticas sociais são tema de encontros bilaterais entre Brasil e países de quatro continentes

Brasília, 9 de abril de 2014 – Entre os dias 31 de março e 4 de abril, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome promoveu o IX Seminário Internacional sobre Políticas Sociais para o Desenvolvimento. Esse evento contou com a presença de 14 delegações governamentais oriundas de países da África, Ásia, Oriente Médio, Pacífico e América Latina, além de representantes de embaixadas no Brasil, organizações internacionais, parceiros tradicionais de cooperação sul-sul, oficiais do governo brasileiro e jornalistas.

Seguindo o contexto da agenda do UNICEF e o seu papel de facilitador de cooperação sul-sul, a Unidade de Cooperação Horizontal Sul-Sul recebeu as delegações de Gana, Guatemala e Tunísia, além do assessor regional de Políticas Sociais do Escritório do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Joaquin Gonzalez, que participaram do seminário e tiveram reuniões com parceiros importantes do governo brasileiro, como a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Ministério da Fazenda, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, e com organismos internacionais presentes em Brasília, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A delegação de alto nível do Governo de Gana contou com a presença de Nana Oye Lithur, ministra de Gênero, Crianças e Proteção Social, além de oito representantes parlamentares e governamentais ganenses, da representante e do especialista em Proteção Social do escritório do UNICEF naquele país. Essa delegação veio ao Brasil com o intuito de aprender sobre políticas de proteção social e os mecanismos utilizados para financiar programas, além de estreitar laços com o governo brasileiro em reuniões bilaterais, de forma a aprimorar o programa de transferência de renda condicionada que vem sendo implementado em Gana desde 2008 com assistência técnica do Brasil. Esse programa conhecido como “LEAP” foi apresentado para as demais delegações durante o seminário.

Leia também: https://gestaosain.fazenda.gov.br/Banners/Banners_do_carrossel/reuniao-com-delegacao-de-gana-e-unicef-2013-parceria-em-politicas-sociais/view

O subsecretário de Coordenação Executiva dos Planos Governamentais da Guatemala, Jorge Mario Hurtarte Urbina, veio representando o seu país, acompanhado pelo especialista em Jovens e Adolescentes do escritório do UNICEF na Guatemala. Além de participar do seminário e apresentar políticas sociais que estão sendo implementadas em seu país, Jorge Mario Hurtarte pode aprender sobre as políticas sociais brasileiras e os programas dentro do Plano Brasil Sem Miséria. Como resultados diretos de reuniões, os Governos do Brasil e da Guatemala, junto com agências da ONU, vão continuar negociações para atividades de cooperação técnica triangular na área de segurança alimentar e nutricional de forma a auxiliar o Governo da Guatemala na implementação de programas sociais específicos.

O chefe de Escritório de Planejamento, Avaliação e Programa do Ministério de Assuntos Sociais da Tunísia, Hafedh Bouktif, veio ao Brasil para aprender sobre políticas sociais que podem ser exportadas e adaptadas ao seu contexto local. Bouktif também apresentou a realidade do sistema de proteção social em seu país e participou de reuniões com representantes do governo brasileiro. Essa visita foi pertinente, posto que a Tunísia está passando por um processo de reformas nacionais, em que políticas sociais para o desenvolvimento e crescimento inclusivo estão sendo reformuladas de forma a implementar programas que atendam às reais demandas da população. Ademais, Bouktif informou o seu interesse na participação de representantes do governo brasileiro para compartilhar experiências e boas práticas na conferência nacional sobre proteção social que ocorrerá no segundo semestre de 2014 na Tunísia. Essa conferência reunirá membros do governo, sociedade civil, organismos internacionais e representantes governamentais de outros países para discutir políticas sociais que são pertinentes ao contexto tunisino.

Leia também: https://gestaosain.fazenda.gov.br/Banners/Banners_do_carrossel/cooperacao-trilateral-brasil-unicef-tunisia-em-politicas-sociais/view

Joaquin Gonzalez, do Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, também participou do seminário e de reuniões para discutir proteção social na América Latina. Além disso, ele apresentou a nova estratégia regional do UNICEF para proteção social para os colegas de todos os escritórios do Brasil.

Cooperação Sul-Sul – O UNICEF Brasil facilita o intercâmbio entre países de forma a colocar o tema de direitos das crianças e adolescentes na agenda de cooperação sul-sul horizontal entre países. Eventos como o seminário promovido pelo MDS são essenciais para auxiliar na troca de experiências e abrir espaços para o diálogo entre países em desenvolvimento vivenciando problemas similares e que podem aprender com as experiências bem-sucedidas brasileiras.

Para mais informações
Tamara Santos
Telefone: (55 61) 3035 1911
E-mail: tsantos@unicef.org

 

 
unite for children