Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Ministro da Educação do Equador visita projeto Gente no Rio de Janeiro

© UNICEF

Rio de Janeiro, 27 de março de 2014 – O ministro da Educação do Equador, Augusto Espinosa Andrade, e sua secretária de Inovação e Bem-estar, Celine Andrés, visitaram hoje o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Gente), na capital fluminense. O ministro e sua assessora foram acompanhados por Pedro Vicente Bittencourt, assessor de Relações Institucionais do Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Monica Delgado de Loaiza, do Consulado Geral do Equador, e Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro.

Durante a visita, a coordenadora do Gente, Márcia Roberto, fez uma apresentação sobre a escola e suas abordagens inovadoras em educação integral para adolescentes entre as 7ª e 9ª séries. A apresentação foi complementada por informações fornecidas por Cristiano Americano, da Secretaria Municipal de Educação, que apresentou a educopédia*, uma plataforma de aprendizagem eletrônica. Essa plataforma é a principal ferramenta de aprendizagem dentro da metodologia do Gente.

O ministro e sua assessora também tiveram a oportunidade de conversar com três estudantes, um de cada série escolar do projeto, que compartilharam suas opiniões sobre a metodologia da escola em comparação com outros métodos de escolas tradicionais em que eles estudaram antes. Estudantes, professores e funcionários da escola destacaram que processo de aprendizagem direto entre colegas e a metodologia inovadora fornecem espaços para que os alunos ajudem uns aos outros, agregando valor ao processo.

Após a visita, ficou evidente que as trocas entre colegas são bem-sucedidas, já que fornecem os meios para que estudantes aprendam e discutam em sua própria língua, em vez de ter que utilizar uma linguagem que consideram pertencer aos professores. Além das apresentações e discussões sobre o Gente, Luciana Phebo, do UNICEF, apresentou o trabalho da Plataforma dos Centros Urbanos, a PCU, e sua iniciativa de mapeamento digital, que será aplicada nas escolas como um segundo passo do projeto.

O ministro mostrou-se especialmente interessado na plataforma de aprendizagem on-line e o sistema de avaliação digital, que fornece resultados diretos sobre o progresso dos estudantes. Ele explicou que este sistema é um exemplo interessante e relevante sobre medidas que o Equador deverá desenvolver como um próximo passo, de forma a seguir os esforços de implementação de atividades extra curriculares em escolas.

Augusto Espinosa também explicou que o Equador desenvolveu recentemente iniciativas similares as do projeto Gente, embora não tenham sido desenvolvidas especificamente para escolas e nem utilizem a mesma metodologia, que possui diferentes grupos etários trabalhando juntos em grupos mistos. A metodologia desenvolvida pelo Gente poderia ser desenvolvida no Equador e incorporar tais atividades extracurriculares em escolas com o objetivo de promover um processo de aprendizagem holístico.

No entanto, para incorporar essas atividades, o governo equatoriano precisará ter acesso às ferramentas adequadas disponíveis para garantir uma implementação bem-sucedida. O ministro Augusto Espinosa expressou interesse em aprender mais sobre a metodologia do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para implementar projetos similares, Márcia Roberto explicou que informações técnicas sobre o projeto são fundamentais, e essa troca de conhecimento vai continuar eletronicamente.

A visita abriu espaço para uma possível colaboração futura entre governos, e o ministro equatoriano enfatizou que o objetivo principal da visita aos projetos no Brasil foi o de contatar o UNICEF para explorar como o Governo do Equador pode trabalhar, de forma mais próxima, com a organização e os seus projetos no Brasil que podem ser adaptados à realidade local no Equador.

* Para maiores informações sobre a educopédia, por favor acesse http://www.educopedia.com.br/SobreEducopedia.aspx.

 

 
unite for children