Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mato Grosso recebe formação do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2106

© UNICEF

Cuiabá, 13 de março de 2014 – Nem a forte chuva foi capaz de impedir a presença de cerca de 90 pessoas, entre presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), articuladores municipais e representantes do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) da criança e do adolescente, que participaram da formação do Selo UNICEF Município Aprovado no Mato Grosso. A capacitação foi promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) durante os dias 10, 11,12 e 13 de março em Cuiabá.

A abertura do evento contou com a participação do secretário de Assistência Social e Trabalho do Mato Grosso, Jean Campos, que reafirmou a parceria que o Estado tem com o Selo.

Os 45 municípios que participaram da oficina já se encontram aptos a desenvolver as atividades do Selo dentro do seu município.

As atividades começaram no dia 10 de março com a reunião de representantes do UNICEF e das Secretarias de Estado para apresentação do Selo e reafirmação do termo de cooperação entre o governo do Estado e o UNICEF.

Marilene Ferreira de Souza, gerente de Desporto da Secretaria Estadual de Juventude, Desporto e Lazer, garante a importância do Selo dentro de Mato Grosso. “É sempre importante, o próprio município vai se importar mais com as crianças, vai incentivar o município a mostrar um trabalho”. Ela ressalta ainda a mudança que o Selo pode trazer para Mato Grosso. “Sem dúvida o Estado é muito carente nessa área, então acredito que vai ser muito bom”, afirma Marilene.

No primeiro dia de atividades de capacitação do Selo, todos os participantes receberam os kits de trabalho e foram divididos em grupos para realizar os debates ao redor da primeira cartilha sobre o Guia Metodológico do Selo UNICEF e como este guia se insere no contexto social de cada localidade.

O segundo dia foi reservado para a simulação do 1o Fórum Comunitário. O Fórum é uma das etapas que o município precisa cumprir para ser reconhecido com o Selo.
Inês Zerutti, que mora no município de Rosário Oeste, garante que foi uma grande felicidade participar da formação. “Valeu a pena ter vindo para a capacitação, muito dinâmica e produtiva”.

Antes do encerramento, foi apresentado o Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação (Soma), plataforma virtual que compilará, avaliará e monitorará todos os municípios inscritos no Selo UNICEF.

Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância. Participam municípios de dez Estados do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nove Estados da Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação da população de até 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce. O Selo está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Mais informações
Ida Pietricovsky Oliveira
E-mail: ipoliveira@unicef.org
Telefone: (91) 3073 5700

 

 
unite for children