Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF apoia realização da Semana do Bebê no Semiárido e na Amazônia

Brasília, 19 de março de 2014 – Considerando o sucesso da Semana do Bebê como estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, o UNICEF incluiu essa iniciativa como uma das ações estratégicas que deverão ser realizadas pelos municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016.

Isso significa que, em 2014 e 2015, mais de mil municípios do Semiárido e mais de 600 da Amazônia vão desenvolver a Semana do Bebê como parte das ações estratégicas que buscam promover a melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões. O tema também será abordado nas capacitações dos gestores municipais realizadas pelo UNICEF e seus parceiros ao longo desta edição do Selo.

Semana do Bebê – Idealizada em 2000 na cidade de Canela (RS), a Semana do Bebê foi criada para mobilizar municípios brasileiros para que demonstrem a importância da atenção à primeira infância. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento pleno de crianças de até 6 anos de idade por meio da implantação de políticas municipais e estaduais. Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar dos bebês de até 1 ano de idade, no aumento dos índices de amamentação e na diminuição do desmame precoce.

Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância. Participam municípios de dez Estados do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nove Estados da Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação da população de até 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce. O Selo está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Mais informações
Carolina Rezende Furtado
E-mail: cfurtado@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1955

 

 
unite for children