Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Primeira infância ganha atenção em seminário no Espírito Santo

Realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo e UNICEF, o 1º Seminário Capixaba sobre a Primeira Infância reúne gestores e técnicos municipais e estaduais na próxima quinta-feira, em Vila Velha (ES)

Vitória, 10 de março de 2014 – Será realizado nesta quinta-feira, dia 13 de março, o 1º Seminário Capixaba sobre a Primeira Infância, no Centro de Convenções de Vila Velha (ES). Com o objetivo de avançar na garantia dos direitos de todas as crianças desde seus primeiros anos de vida, o encontro reunirá gestores e técnicos públicos, além de conselheiros de direitos e demais profissionais ligados à área da infância. Foram convidados a participar todos os municípios capixabas. Promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo e o UNICEF, o evento conta com a parceira das Secretarias Estaduais Extraordinária de Ações Estratégicas, Assistência Social, Saúde e Educação.

"Os seis primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento pleno das crianças. Precisamos garantir que todas tenham o direito de ser registradas assim que nasçam, bem como o direito à amamentação e vacinação, além do direito de brincar, aprender e ser protegida de qualquer tipo de violência", destaca a coordenadora do escritório do UNICEF para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, Luciana Phebo.

"É estratégico investirmos no fortalecimento das famílias e no bem-estar das crianças para termos um presente e um futuro melhor", completa o secretário de Ações Estratégicas do Estado, Álvaro Duboc Fajardo. "Queremos junto com os governos municipais discutir alternativas para avançarmos na construção de políticas públicas integradas e esperamos que este seminário seja um marco nessa direção", completa o secretário.

Após a mesa de abertura com autoridades, serão realizadas cinco oficinas com especialistas convidados sobre diferentes metodologias e ferramentas relacionadas ao tema, como a elaboração do Diagnóstico Municipal da Primeira Infância e do Plano Municipal da Primeira Infância, além da experiência da Semana do Bebê e da promoção da participação infantil nos espaços públicos.

No período da tarde, a chefe da área de Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil, Cristina Albuquerque, a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo Valdete Côco e a subsecretária de Educação Básica e Profissional da SEDU, Wanessa Sechin, debaterão a concepção de primeira infância e a situação e os desafios da primeira infância no Brasil e no Espírito Santo.

AGENDA
O quê: 1º Seminário Capixaba sobre a Primeira Infância
Onde: Centro de Convenções de Vila Velha (ES)
Quando: Quinta-feira 13 de março de 2014, 9h às 17h

PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento e café da manhã
9h – Mesa de abertura com autoridades
10h – Oficinas:

  • Como construir o Diagnóstico Municipal da Primeira Infância – Lucia Sales e Isabele Caminha do IFAN – CE
  • Como construir o Plano Municipal pela Primeira Infância – Edson Cordeiro da ONG Solidariedade França Brasil – RJ
  • Como a Semana do Bebê pode contribuir com o município – Maria Isabel Abelson – UNICEF –RJ
  • Como promover a participação cidadã das crianças e adolescentes – Moana Van de Beuque do CECIP – RJ
11h45 – Plenária e Encaminhamentos
12h30 – Almoço (oferecido pelo evento)
14h – Conferência: A Primeira Infância no Brasil e no Espírito Santo – Propostas e Desafios – Cristina Albuquerque (chefe da área de Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil), Dra. Prof. Valdete Côco (UFES) e Wanessa Sechin (subsecretária de Educação Básica e Profissional da SEDU)
15h30 – Debate com o público
16h30 – Avaliação
17h – Encerramento

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Telefone: (21) 3147 5700 ou (21) 98237 0856

 

 
unite for children