Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

David Beckham, embaixador do UNICEF, encontra-se com crianças sobreviventes do tufão Haiyan

Por Thomas Nybo

Tacloban, Filipinas, 14 de fevereiro de 2014 – O embaixador do UNICEF David Beckham passou o dia de São Valentim (Valentine’s Day) visitando crianças sobreviventes do tufão Haiyan. Durante dois dias, Beckham visitou Tacloban e vizinhanças, que estão entre as mais atingidas pela grande tempestade que devastou a região central das Filipinas no dia 8 de novembro de 2013.


[vídeo disponível somente em inglês]

"Como pai, fiquei profundamente comovido ao encontrar crianças de apenas 2 anos que não ficaram com nada, só as roupas que estavam vestindo, quando a água do mar e a tempestade varreram suas aldeias", disse Beckham, que ajudou no lançamento do apelo emergencial do UNICEF para arrecadar recursos para às vítimas do Haiyan alguns dias depois da tempestade.

Enquanto estava em Tacloban, David Beckham visitou diversos locais apoiados pelo UNICEF, incluindo a escola primária Santo Niño, que fica na costa e foi arrasada pelo Haiyan. O diretor da escola, Marlon Tangpuz, disse que quatro alunos da escola morreram na tempestade e cerca de nove em cada dez crianças perderam suas casas. No terreno da escola, o UNICEF instalou três grandes tendas, que estão sendo usadas como salas de aula e áreas de lazer para as crianças.

"As crianças que foram apanhadas pelo Haiyan ainda estão traumatizadas por suas experiências e precisam de ajuda constante", disse Beckham. "O UNICEF distribuiu suprimentos para salvar vidas quando o tufão atingiu esta área e agora permanecerá o tempo que for necessário e não vai deixar as crianças na mão."

O embaixador do UNICEF visitou dezenas de crianças em suas salas de aula temporárias no Santo Niño. Na 4ª série onde estuda Edgie Mesias, Beckham sentou-se na frente da sala com piso de areia e incentivou o menino de 9 anos de idade a ler em voz alta para a classe – o que Edgie fez com entusiasmo.

Em outra tenda do UNICEF, Beckham distribuiu sacolas de material escolar para os jovens estudantes. Depois de ajudá-los a pintar um mural colorido incentivando a lavagem das mãos, levou-os a um campo nas proximidades para um estimulante jogo de futebol.

© UNICEF/2014/Pettersson

O UNICEF e seus parceiros, por meio da distribuição de tendas e material escolar e de aprendizagem, ajudaram cerca de 420 mil crianças no retorno às salas de aula. Kits de recreação, bem como a criação de espaços amigos da criança em tendas à prova de intempéries, estão ajudando a fornecer apoio psicossocial importante, que é necessário para as crianças em emergências como do Haiyan.

A visita de Beckham incluiu ainda um centro de saúde, para o qual o UNICEF forneceu uma geladeira especial que mantém as vacinas contra a poliomielite devidamente refrigeradas, mesmo durante as frequentes quedas de energia. David Beckham teve o privilégio de administrar gotas da vacina contra a pólio em Maria Kimberly Batis, uma menina nascida um mês após o tufão.

Antes de deixar Tacloban, o embaixador do UNICEF fez uma última parada. Ele visitou o bairro de Anibong, que fica à beira da água. Poucas estruturas resistiram ao tufão e à tempestade, e a primeira coisa que um visitante percebe ao chegar são três navios enormes que foram lançados à praia e permanecem em terra. Na sombra de um dos navios, Beckham juntou-se a uma equipe de água e saneamento e ajudou a distribuir kits de água destinados a cada uma das 440 famílias que vivem nas proximidades. Devido à elevada presença de bactérias em muitas das fontes de água disponíveis, as pastilhas de cloro e os recipientes de 20 litros, presentes nos kits, vão ajudar a proteger crianças vulneráveis de doenças como diarreia e febre tifoide.

"Aqui nas Filipinas, tenho visto como as doações podem ter um efeito incrível na vida das crianças em caso de emergência", disse Beckham.

Você pode ajudar o UNICEF em emergências como essa fazendo uma doação em https://secure.unicef.org.br. Para mais informações, ligue 0800-605-2020 ou escreva para futurocrianca@unicef.org.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil.

 

 
unite for children