Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Participação cidadã de adolescentes e jovens é debatida em encontro internacional

Promovido pelo UNICEF, o evento reuniu representantes de 13 países em Brasília (DF) na semana passada

© UNICEF/BRZ/Alexandre Magno de A. Amorim

Brasília, 17 de dezembro de 2013 – A Oficina Internacional "Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens" reuniu em Brasília (DF) 105 participantes de 13 países para debater um Marco de Referência para a Participação de Adolescentes e Jovens. Estiveram presentes representantes de Antígua, Argentina, Austrália, Barbados, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Ilhas Maurício, Jamaica, México e Noruega. O encontro aconteceu de 10 a 13 de dezembro por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Coordenadoria da Juventude do Governo do Distrito Federal, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República (SNJ-SG/PR), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Escritório Regional para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Durante o encontro, 27 experiências de participação de adolescentes foram apresentadas pelos próprios adolescentes e jovens. Foram experiências sobre a participação dos meninos e meninas em diferentes temas e iniciativas, incluindo educação, esporte, saúde, vida comunitária, relações étnicas e raciais, comunicação e tecnologias de informação. Todos os relatos farão parte de uma publicação que servirá como base para o diálogo e a cooperação Sul-Sul.

Na plenária final do evento, os participantes resumiram os princípios que devem orientar o Marco de Referência de Participação de Adolescentes e Jovens. Também destacaram a importância de iniciativas como a oficina, que precisam ser ampliadas para consolidar uma cultura de participação cidadã nas ONGs, nos organismos internacionais, nas políticas públicas, nos governos e na sociedade em geral.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Telefone: (21) 98237 0856

 

 
unite for children