Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Brasil dá prêmio de Direitos Humanos a cantora e embaixadora do UNICEF Daniela Mercury

© UNICEF/BRZ/Alexandre Magno de A. Amorim

Brasília, 17 de dezembro de 2013 – A cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF no Brasil, foi uma das ganhadoras da 19ª Edição do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, na categoria "Cultura e Direitos Humanos". O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e instituições que se destacaram na promoção dos Direitos Humanos. A premiação ocorreu no último dia 12 no Fórum Mundial de Direitos Humanos, que aconteceu em Brasília entre os dias 10 e 13 de dezembro. Cerca de 10 mil pessoas de várias partes do mundo vieram participar do Fórum. Daniela não pôde receber o prêmio pessoalmente das mãos da presidenta Dilma Rousseff, mas o prêmio será entregue a ela, pessoalmente pela presidenta, em outra oportunidade, a ser agendada.

A presidenta Dilma saudou os ganhadores, destacando que eram pessoas que decidiram fazer de sua vida "uma trincheira na defesa intransigente" dos Direitos Humanos. "São pessoas comuns que, ao falar por aqueles que são negligenciados, excluídos e violentados, tornam-se especiais por sua dedicação e luta por uma sociedade comprometida com o respeito aos Direitos Humanos."

Nesta edição, 20 pessoas e/ou instituições ganharam o prêmio de acordo com as categorias, que incluem: Direitos da Criança, Erradicação do Sub-registro de Nascimento, Igualdade Racial, Direitos LGBT, entre outras. A categoria Cultura e Direitos Humanos, em que Daniela foi agraciada, foi criada neste ano.

Daniela Mercury é embaixadora do UNICEF no Brasil desde outubro de 1995. Ela foi escolhida porque já atuava em defesa dos direitos da criança, do adolescente e da mulher, participando de campanhas para tornar o Brasil mais justo, solidário e desenvolvido. Daniela tem tido uma atuação incansável no trabalho do UNICEF. Ela participou do lançamento da campanha global Unidos com as crianças e os adolescentes – Unidos vamos vencer a aids! No ano passado, ao lado de diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake, participou de um painel sobre mídias sociais no âmbito da Rio+20. Neste ano, foi escolhida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para, ao lado do cantor Rick Martin, liderar a campanha global Livres e Iguais de combate a homofobia. A campanha foi lançada no último mês de julho em Cape Tow (África do Sul). Além disso, é grande defensora da igualdade racial.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Alexandre Magno de A. Amorim
Telefone: (61) 3035 1947
E-mail: aamorim@unicef.org

 

 
unite for children