Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Bequimão (MA) realiza a primeira Semana do Bebê Quilombola do País

© Divulgação

São Luís, 27 de novembro de 2013 – O município de Bequimão, no litoral do Maranhão, é o primeiro município brasileiro a instituir a Semana do Bebê Quilombola. No período de 25 a 30 de novembro, serão implementadas várias ações que discutem e buscam meios de garantir todos os direitos de crianças de até 6 anos de idade nascidas em comunidades remanescentes de quilombos.

Durante a assinatura simbólica da lei que instituiu a Semana, nesta segunda-feira (25/11), o prefeito Antônio José Martins lembrou que o município possui quase 13.500 habitantes negros, o que representa cerca de 70% da população local. "São pessoas que carregam consigo uma história de muita luta e de contribuição pelo nosso município. Mas nem sempre essa população recebeu o devido valor", disse o gestor.

A 1ª Semana do Bebê Quilombola é resultado da parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual Extraordinária da Igualdade Racial, da Prefeitura de Bequimão, do UNICEF, Fundação Josué Montello, Pampers e RGE. Cada uma das dez comunidades envolvidas também participou do planejamento das ações.

O UNICEF já apoia prefeituras que se propõem a realizar a Semana do Bebê, mas é a primeira vez que o evento é direcionado às crianças quilombolas. O oficial de programa do UNICEF Antônio Carlos Cabral lembrou que ainda há um índice elevado de mortalidade entre crianças menores de 1 ano, mas que muitos casos podem ser evitados com vacinação ou pelo acompanhamento do pré-natal. "Com esta semana, queremos incentivar o desenvolvimento integral desde a infância. Mais tarde, vamos olhar para os indicadores e ver o que está mudando na vida dessas crianças. Vamos perceber, então, que valeu a pena".

Comunidades – A programação da 1ª Semana do Bebê Quilombola se estenderá até sábado (30/11) nas comunidades de Santa Rita, Rio Grande, Arquipá, Ramal do Quindíua, Pericumã, Marajá, Conceição, Mafra, Sibéria e Juraraitá, todas já certificadas pela Fundação Palmares como remanescentes de quilombos. Enquanto era realizado o lançamento oficial da semana, os pontos de luz, como são chamados os mobilizadores, estimulavam as ações nas comunidades. Na sábado, acontecerá uma grande caminhada no Centro de Bequimão.

Selo UNICEF – Bequimão também já está entre os municípios que assinaram o termo de adesão ao Selo UNICEF Município Aprovado, iniciativa que pretende incentivar os municípios da Amazônia Legal a implementar ações para garantir direitos e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre a Semana do Bebê em www.semanadobebe.org.br

 

 
unite for children