Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Abastecimento de água é restabelecido completamente em Tacloban

Doadores internacionais, agências de apoio e governo filipino juntos para assegurar água de volta às torneiras

© UNICEF/PFPG2013P-0294/Page
Em Tacloban, menina se diverte no banho. O balde faz parte de um dos 3 mil kits de higiene que o UNICEF distribuiu às vítimas do tufão Haiyan e a água limpa vem da estação de tratamento, agora operando com plena capacidade, com o apoio do UNICEF.

Brasília, 19 de novembro de 2013 – Pelo menos 200 mil pessoas afetadas pelo tufão Haiyan na cidade filipina de Tacloban e seis distritos vizinhos estão recebendo água limpa para cozinhar e beber, graças à primeira estação de tratamento de água que voltou a operar com plena capacidade desde a noite de sábado (dia 16/11).

Desde que o super tufão Haiyan atingiu as Filipinas há pouco mais de uma semana, a estação de tratamento de água para o distrito de Leyte estava operando com apenas um quinto de sua capacidade normal, deixando os sobreviventes da tempestade vulneráveis a doenças e enfermidades.

Negociações importantes entre o UNICEF, as forças armadas filipinas e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) resultaram em uma oferta inicial de emergência de combustível vindo dos militares filipinos para manter o funcionamento durante quatro dias e no compromisso financeiro da Usaid de manter o fornecimento do combustível demandado por um período contínuo.

"É fundamental que nós forneçamos pelo menos 15 litros de água potável por dia para cada indivíduo se quisermos evitar a diarreia e outras doenças transmitidas pela água", disse Tomoo Hozumi, representante do UNICEF nas Filipinas. "O que vimos hoje é a vital colaboração entre governos, doadores e agências da ONU que vai literalmente salvar vidas. Graças a esses esforços, centenas de milhares de pessoas agora terão água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas de cozinha, limpeza e boa higiene".

O pleno funcionamento da estação de tratamento de água vai restaurar o acesso à água clorada para 30 mil ligações de água. O aumento do volume de 15 mil para 60 mil litros cúbicos também significa filas mais curtas nas torneiras públicas.

Nas últimas 48 horas, o UNICEF tem enviado caminhões e cargas aéreas de água e produtos de higiene para Tacloban e outras áreas afetadas, incluindo Roxas, em um esforço contínuo para restabelecer o fornecimento de água limpa e reduzir a ameaça de doenças causadas pela falta de saneamento e água contaminada.

O próximo passo será reparar linhas de distribuição de água e de fornecimento de água nas áreas de alcance mais difícil. Para isso, é preciso continuar enviando recursos para essa emergência.

Como ajudar

Para fazer sua doação, basta acessar o nosso site de doação (doe agora!) ou ligar gratuitamente para 0800-605-2020 (horário comercial) ou fazer um depósito/transferência bancária para o Banco Bradesco, agência 3416-9, conta corrente nº. 142.700-8.

Aproveitamos para lembrar que o UNICEF no Brasil não está aceitando doações de itens em espécie, como roupas, brinquedos, alimentos, etc. Toda a ajuda humanitária está sendo direcionada para o comitê logístico do UNICEF internacional, que está provendo os materiais localmente ou de países próximos a fim de se evitar gastos desnecessários com frete e transporte.

 

 

 

 

DOE AGORA!

 
O UNICEF precisa da sua ajuda para levar alimentos, água e medicamentos para mais de 5 milhões de crianças nas Filipinas. Doe agora ou ligue 0800 605 2020 (horário comercial).

Compartilhe

Ajude a divulgar a campanha do UNICEF em prol das crianças filipinas. Clique aqui para fazer o download dos nossos banners.
unite for children