Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Aplicativo para smartphones é novo aliado no combate à violência contra crianças e adolescentes

Aplicativo está sendo lançado nesta semana por meio de campanha nas redes sociais que conta com a participação do embaixador do UNICEF Lázaro Ramos

Ação nas redes sociais é parte das celebrações pelo aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e da campanha global do UNICEF contra a violência

 

Brasília, 19 de novembro de 2013 – Um aplicativo para smartphones e tablets é o novo aliado no combate à violência contra crianças e adolescentes brasileiros.

O Proteja Brasil é resultado de uma parceria entre UNICEF, Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e CEDECA-Bahia e foi desenvolvido pela Ilhasoft.

O aplicativo apresenta de forma simples informações sobre os tipos de violência e indica ao usuário, a partir do local onde ele está, telefones e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras. Nas demais cidades, o aplicativo indica o Disque 100.

Para os brasileiros que estão no exterior, o aplicativo apresenta os números de telefones e endereços das Embaixadas e Consulados do Brasil no Exterior.

O aplicativo já está disponível na Apple Store e no Google Play. Basta procurar pelo nome 'Proteja Brasil’ para fazer o download.

Adesão nas redes – O UNICEF, um dos parceiros dessa iniciativa, divulgará o aplicativo como parte de sua campanha global contra violência.

Uma campanha on-line está sendo lançada nesta semana nas redes sociais a partir de uma parceria entre o UNICEF e a agência Fermento.

A peça central da campanha é uma animação em que o ator Lázaro Ramos, embaixador do UNICEF no Brasil, fala sobre o aplicativo e convida o internauta a baixá-lo e divulgá-lo para suas redes.

"Quanto mais gente souber da existência desse aplicativo, mais chances teremos de prevenir a violência e proteger nossas crianças", diz Lázaro Ramos na animação, cuja gravação foi realizada em parceria entre o UNICEF e a agência A!Comunicações.

As pessoas poderão divulgar a animação nas redes ou por meio do hotsite da campanhawww.protejabrasil.com.br e pelo Twitter com a hashtag #PROTEJABRASIL

"As políticas públicas intersetoriais para prevenção e combate à violência são, sem dúvida, fundamentais. Mas se os cidadãos não denunciarem situações que caracterizam violações de direitos, nunca daremos um basta a essas práticas inaceitáveis", diz Casimira Benge, coordenadora da área de Proteção do UNICEF no Brasil. "Por isso, contamos com o apoio de todos na divulgação desse aplicativo. Mudar essa situação está nas mãos de cada um de nós."

O lançamento da iniciativa faz parte das celebrações que acontecerão amanhã pelo aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e pelo Dia da Consciência Negra.

O Proteja Brasil faz parte das ações da iniciativa global do UNICEF contra o fim da violência #ENDViolence.

Sobre a Convenção – A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança – principal documento de direitos das crianças em todo o mundo – em 20 de novembro de 1989, e, no ano seguinte, o documento foi aberto a ratificação pelos países-membros das Nações Unidas.

A Convenção sobre os Direitos da Criança é o instrumento de direitos humanos mais aceito na história. Foi ratificado por 193 países. Somente dois países não ratificaram a Convenção: os Estados Unidos e a Somália.

O UNICEF recebeu da Assembleia das Nações Unidas o mandato de monitorar o que está estabelecido na Convenção.

Conheça a Convenção sobre os Direitos da Criança

Mais informações
Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefones: (61) 3035 1963 – (61) 8166 1648

Alexandre Magno
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefones: (61) 3035 1947 - (61) 8166 1636

 

 

 
unite for children