Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Parceria entre UNICEF e Sanofi em favor da primeira infância realiza Semana do Bebê em 20 municípios de Pernambuco em outubro

Programa inclui palestras, cursos, oficinas sobre temas de saúde, bem estar e cidadania, e o Hospital de Brinquedos nos dias 17 e 18 de outubro em São Caetano

São Paulo, 4 de outubro de 2013 – No próximo dia 7 de outubro, terá início a Semana do Bebê no Estado de Pernambuco. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o UNICEF, a Sanofi e 20 municípios pernambucanos que participaram da última edição do Selo UNICEF Município Aprovado e integram o Programa Mãe Coruja – que envolve sete secretarias estaduais.

Com o apoio do Programa Criança Saudável, Criança Feliz, uma iniciativa internacional do Grupo Sanofi, o objetivo da Semana do Bebê é firmar uma agenda positiva em favor da primeira infância por meio da mobilização da sociedade, as autoridades municipais de saúde, educação e assistência social para assegurar o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida.

O evento terá abertura oficial nesta segunda-feira, 7 de outubro, nos municípios de Afogados da Ingazeira, Agrestina, Belo Jardim, Carnaíba, Itapetim, Panelas, Pedra, Petrolândia, Petrolina, Sairé, Salgueiro, Sertânia, Solidão, Santa Terezinha e Venturosa. Em Tupanatinga, terá início em 13 de outubro, e, em São Caetano e Triunfo, no dia 14 de outubro. Arcoverde lança a Semana em 21 de outubro e Serra Talhada, no dia 28 de outubro (veja agenda completa nesta página).

A proposta é fomentar ações para a promoção do fortalecimento das competências familiares e dos municípios, com a criação de políticas públicas que contribuam para aumentar a cobertura do pré-natal; reduzir a mortalidade infantil, com ênfase no neonatal; promover o aleitamento materno; ampliar e qualificar o acesso à educação infantil; e garantir os direitos das crianças.

"É impressionante ver a receptividade e mobilização dos municípios participantes da Semana do Bebê. A proposta de união pelos direitos da primeira infância foi completamente aceita e todos se sentem corresponsáveis", diz Jane Santos, coordenadora do escritório do UNICEF no Recife.

Nos municípios, a população poderá participar de diferentes oficinas, cursos, palestras, atividades lúdicas, artísticas e culturais. Em São Caetano, no dia 17 de outubro, a Sanofi apoiará a realização de palestras sobre imunização de doenças, prevenção de diarreia e Guia de Promoção de Saúde para o aprendizado, com o objetivo de ajudar a identificar os principais problemas de saúde que acometem o aprendizado da criança, como dislexia, problemas de visão, obesidade, diabetes, entre outros.

Já nos dias 17 e 18 de outubro, as crianças de São Caetano poderão levar seus brinquedos para "passar por uma consulta médica" no Hospital dos Brinquedos. Ao chegar ao hospital, meninas e meninos serão atendidos por funcionários voluntários da Sanofi, que vão brincar com as crianças e estimular a importância do cuidar. No final da "consulta", a criança ganha uma "receita médica" recomendando carinho e atenção diariamente, que deve ser colocada em prática nos momentos de brincadeira.

"A Semana do Bebê reforça não apenas o compromisso da Sanofi na pediatria, mas demonstra de maneira concreta como organizações civis, empresas privadas e setor público podem trabalhar de forma colaborativa para aperfeiçoar a gestão da saúde no País", explica Fernando Sampaio, diretor-geral da Sanofi Farma.

Semana do Bebê
A Semana do Bebê em Pernambuco inclui uma variedade de ações, com participação das famílias e suas crianças. As gestantes poderão aprender exercícios físicos e ter orientações de nutricionistas para assegurar uma alimentação saudável na gestação. Haverá palestras sobre aleitamento materno; aulas com orientações para profissionais de saúde, educadores e assistentes sociais sobre diferentes temas, como importância do teste do pezinho e da vacinação, humanização do parto, direitos da criança, violência, álcool e drogas, direitos sexuais e reprodutivos, entre outras; além de saraus de poesia, apresentação de peças de teatro, contação de histórias infantis, etc.

A programação científica contará com a participação de reconhecidos especialistas na área de desenvolvimento infantil e humanização da assistência. Será direcionada a gestores e profissionais de saúde, educação e assistência social e conselheiros de direitos e tutelares, que terão oportunidade de atualização de conhecimentos e reflexão sobre as práticas das equipes para assegurar o cuidado integral e integrado à família e à criança.

A Semana do Bebê teve início em Canela, RS, onde é realizada anualmente há 12 anos. Reconhecendo essa boa prática, o UNICEF se dispôs a divulgá-la, incentivando centenas de municípios a desenvolver sua própria Semana do Bebê. Ela já ultrapassou a fronteira do Brasil, chegando a países como Portugal, Argentina e Uruguai.

Mais informações
Sanofi
Juliane Zaché
Telefone: (11) 3759 6433 ou (11) 99403 5095
E-mail: Juliane.zache@sanofi.com
Relações com a Imprensa
Thais Romano de Azevedo
Telefone: (11) 3759 5783

UNICEF
Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Alexandre Amorim
Telefone: 61 3035 1947
E-mail: aamorim@unicef.org

 

 
unite for children