Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Jornalistas da Globo participam de debate sobre desigualdades na educação

© UNICEF

São Paulo, 20 de setembro de 2013 – Trinta jornalistas de diversos veículos das Organizações Globo, um dos maiores grupos de mídia do mundo, participaram, no último dia 18 na capital paulista, do primeiro Diálogo com Jornalistas.

Durante o evento, a coordenadora do Programa de Educação do UNICEF no Brasil, Maria de Salete Silva, e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, José Francisco Soares, debateram com os jornalistas o tema Educação e Desigualdade.

O Diálogo com Jornalistas é o primeiro da série de encontros com profissionais do jornalismo da Globo e faz parte da iniciativa Globo Educação, realizada em parceria entre Globo, Fundação Roberto Marinho e UNICEF. O objetivo da ação é mobilizar os profissionais de imprensa das Organizações Globo para que produzam mais e melhores reportagens sobre o direito de aprender de crianças no Brasil.

Segundo Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social das Organizações Globo, "a parceria Globo Educação é uma plataforma que usa o poder de comunicação da empresa para promover uma educação pública de qualidade no Brasil".

Desigualdade e Educação – Em sua apresentação, Maria de Salete Silva destacou que, segundo dados do Censo 2010 do IBGE, 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora das escola no Brasil. Ela apontou como um dos principais desafios a educação de adolescentes: 1,7 milhão de meninas e meninos de 15 a 17 anos não frequentam a escola. A coordenadora da área de Educação do UNICEF no Brasil também chamou a atenção para os grupos tradicionalmente vulneráveis, como crianças negras e indígenas, com deficiência e que vivem na zona rural e nas comunidades populares dos grandes centros urbanos.

"A solução para a exclusão escolar não vem somente da educação. É fundamental que áreas como a assistência social e saúde também trabalhem articuladas para identificar as crianças que estão fora da escola e os motivos dessa exclusão", explicou Salete. Ela também ressaltou que é imprescindível o engajamento da família, da comunidade e de organizações da sociedade civil. Para isso, destacou, "os meios de comunicação são parceiros de extrema importância".

O professor José Francisco Soares ressaltou a importância de se olhar além das médias estatísticas para chegar a cada uma das crianças em exclusão ou em risco de abandonar a escola. "Para que o direito a educação seja universal, é preciso olhar especificamente para cada criança e entender as necessidades de aprendizagem de cada uma delas. Todos podem e devem aprender".

Depois do debate, os dois apresentadores concederam entrevistas para alguns dos veículos como a Globo News. Confira uma das reportagens aqui: http://goo.gl/7K6kfK

O próximo Diálogo com Jornalistas será realizado no próximo dia 17 outubro, na sede da Globo no Rio de Janeiro.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Estela Caparelli
Telefone: (61) 30351963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

 

 
unite for children