Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Tribunal dos Megaeventos Esportivos: ação de jovens visa discutir o legado para o Brasil

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2013 – Que legado você deseja para os megaeventos esportivos que vão ocorrer no Brasil? Motivados por essa pergunta, jovens da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe) decidiram organizar um tribunal para refletir, ampliar o debate, mobilizar a sociedade e dialogar com o poder público sobre as questões mais importantes acerca do tema. É o Tribunal dos Megaeventos Esportivos no Brasil, uma realização das ONGs streetfootballworld e Bem TV, em parceria com o UNICEF. O evento será realizado no CCBB-RJ, no dia 23 de setembro, a partir de 13h30.

Os jovens participantes se dividirão em três grupos: advogados de defesa, promotores e júri. Os réus são os megaeventos esportivos que ocorrerão no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O debate será conduzido pelos presentes, com diversos argumentos e vasto conteúdo para acusar e defender tudo que envolve o caso, principalmente discutindo quais legados ficarão para o Brasil. "O tribunal vai dar voz a nossos pensamentos. Nós, jovens, queremos não exatamente julgar, mas refletir sobre os grandes acontecimentos em nosso estado, em nosso país", afirma Christian Valentim, 18 anos, integrante da Rejupe Rio.

Além de aumentar a discussão e tentar alertar a sociedade para o assunto, o tribunal também tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades e figuras públicas, tentando levar o debate para outras esferas. No fim do dia, uma carta com os principais assuntos será produzida e destinada aos órgãos responsáveis. "Atividades como essa são importantes para dar visibilidade ao papel do futebol e do esporte para o desenvolvimento social. A sociedade e o poder público podem e devem dar atenção a iniciativas desse tipo", afirma Mirella Domenich, gerente-geral da ONG streetfootballworld Brasil.

Para Márcia Correa e Castro, coordenadora da Bem TV e mediadora do tribunal, os jovens darão um exemplo de como a população deve se portar diante de assuntos como esse. "Ninguém está colocando em cheque a realização da Copa e da Olimpíada. Mas é preciso manter a discussão sobre esses eventos, e é o que os jovens vão fazer". Ela conclui ressaltando a importância de encaminhar as propostas a quem possa interessar: "Não queremos que fique só na intenção. Por isso, o resultado da reflexão será encaminhado aos gestores públicos".

Serviço:
O quê: Tribunal dos Megaeventos Esportivos no Brasil: qual legado você deseja?
Quando: Segunda-feira 23 de setembro, a partir de 13h30
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66, 4° andar, auditório – Centro

Informações para a imprensa:
Victor de Oliveira
streetfootballworld Brasil
Telefones: (21) 3173 3311 e (21) 7301 2512
E-mail: oliveira@sfw.org.br

Daniela Araújo – Bem TV
Telefones: (21) 3604 1500 ou (21) 9544 0298
E-mail: dani@bemtv.org.br

 

 
unite for children