Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

O direito de ser adolescente em Salvador

Evento reúne 500 adolescentes e 300 técnicos de saúde, educação e assistência social para construir estratégias de promoção do desenvolvimento integral de meninos e meninas na cidade

Salvador, 12 de setembro de 2013 – Como é ser adolescente em Salvador? Para melhor compreender essa fase da vida, superar o preconceito que ainda enxerga esse grupo como um problema social e construir uma agenda participativa para o desenvolvimento integral dos adolescentes, será realizada a décima edição da Semana do Adolescente “Juventude, mostre a sua cara”. O evento acontece em Salvador, de 17 a 20 de setembro de 2013, com dois dias de atividades direcionadas para profissionais que trabalham com adolescentes e dois dias de oficinas com os jovens. As reivindicações dos participantes serão entregues ao prefeito de Salvador no dia 20.

Encontro dos técnicos: Nos dias 17 e 18 de setembro, 300 técnicos de saúde, educação e assistência social que trabalham com adolescentes se reúnem no auditório do Ministério Público (Av. Joana Angélica, 1312,Nazaré) para discutir os desafios e oportunidades vivenciados no atendimento a esse grupo. Além dos profissionais locais, o evento contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde e de uma unidade de saúde de Betim (MG), especializada no atendimento a adolescentes.

Oficinas com adolescentes: No dia 19 de setembro, 500 adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de diversos bairros de Salvador participam de oficinas sobre atitudes, habilidades e conhecimentos que contribuem para o seu desenvolvimento integral. As oficinas acontecem na Faculdade Universo (Av. ACM, 2728, em frente à Comercial Ramos) e incluem temas como autoestima, proteção, saúde, respeito à diversidade e identidades raciais.

Agenda dos Adolescentes: No dia 20 de setembro, pela manhã, os participantes entregam a Agenda dos Adolescentes de Salvador ao prefeito, com recomendações de ações estratégicas e políticas públicas no campo da promoção do direito à educação, saúde, proteção e participação social. No período da tarde, os adolescentes apresentam o que foi discutido nas oficinas em uma linguagem lúdica e criativa. O encerramento acontece no auditório da Federação Espírita do Estado da Bahia (Rua Coronel Jaime Rolemberg, 110 – Bela Vista de Brotas).

A Semana do Adolescente vem sendo realizada anualmente desde 2003, com uma média de 500 participantes em cada evento. Com o objetivo de sensibilizar os profissionais que trabalham com esse público e envolver os próprios adolescentes no processo de promoção dos seus direitos, a partir de 2007, ampliaram-se as parcerias e novas metodologias participativas foram incorporadas ao encontro.

Parceiros – A Semana do Adolescente é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, por meio da Área Técnica de Saúde do Adolescente e Jovem – ATSAJ e dos Distritos Sanitários e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Secretaria Municipal de Educação (SMED), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Fundação Cidade Mãe, Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), Projeto Axé, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC-BA) e TV Pelourinho.


10ª Edição da Semana do Adolescente “Juventude, mostre a sua cara”
Data: 17-20 de setembro de 2013
Encontro de profissionais de saúde, educação e assistência social: 17-18 de setembro, de 9h às 18h, no auditório do Ministério Público (Av. Joana Angélica, 1312,Nazaré)
Oficinas com adolescentes: 19 de setembro, de 9h às 18h, na Faculdade Universo (Av. ACM nº 2728, em frente à Comercial Ramos)
Solenidade de encerramento e apresentações: 20 de setembro, de 9h às 18h, no auditório da Federação Espírita do Estado da Bahia (Rua Coronel Jaime Rolemberg nº 110 Bela Vista de Brotas).

Confira a programação.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Gabriela Goulart Mora
Telefone: (71) 3183-5701/9199-0913
Email: gmora@unicef.org

 

 
unite for children